quinta-feira, 6 de julho de 2017

Banhos de Ervas

 Banhos de Ervas


   Uma prática comum na umbanda é a prescrição de banhos por parte dos guias. Estes banhos podem ter finalidades distintas, e para cada finalidade usam-se plantas específicas a fim de se alcançar determinado fim: seja o descarrego de energias negativas, seja abertura de caminhos, seja revigorar as forças espirituais do consulente.

   Os banhos também são prescritos pelos guias tantos aos consulentes (como tratamento espiritual); como aos médiuns e  demais trabalhadores do terreiro a fim de que estes, mais livres de energias nocivas, possam prestar melhor serviço de caridade e amor que os terreiros de Umbanda oferecem.

   Os banhos podem ser naturais, como aqueles que se tomam no mar, cachoeiras, banho de sol e banho de lua, como também aqueles nos quais se utilizam plantas específicas a finalidades distintas.

   De todos os tipos de banhos, citaremos aqui alguns dos mais comuns, informando para que servem e o tipo de plantas costumeiramente indicadas: 

   Banho de descarrego: a finalidade desse banho é eliminar as cargas energéticas negativas, miasmas, formas pensamentos, que por ventura estejam impregnados na aura da pessoa a quem o banho foi indicado. Neste tipo de banho, também é comum que se indique o uso de sal grosso juntamente com as demais ervas.

   Banho para abertura de caminho: acontece em determinados momentos da vida da pessoa em que parece que nada avança, que todas as portas e caminhos se fecham e a vida não avança em nenhum sentido, sendo este tipo de banho bastante indicado.


   Banho para ajudar a abrir os chakras e ajudar no desenvolvimento mediúnico: é comum, durante o desenvolvimento dos médiuns, que os guias prescrevam este tipo de banho a fim de que a incorporação dos guias por parte dos médiuns seja mais fácil e célere.

   Banho revitalizante: diversos pensamentos, sentimentos e condutas da pessoa, podem fazer que esta perca energias sentindo-se mais fraca e debilitada, o banho revitalizante ajuda a pessoa a recuperar o vigor, o ânimo a fim de continuar sua caminhada evolutiva.

   Algumas plantas acabaram se tornando as queridinhas dos umbandistas, seja pelas suas múltiplas características, seja mesmo pela força da magia nela contida, citaremos algumas a título de curiosidade e sugerimos ao leitor, caso se interesse que também busque conhecer essas e outras plantas que tanto nos auxiliam na busca do equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual.



   Recomenda-se ao colher as plantas pedir licença a elas, pedir também que cedam sua energia  à pessoa que vá se beneficiar dela; demonstrando gratidão por essa doação.

Arruda: Ótimo protetor astral, desagrega larvas astrais e energias enfermiças. Quebra as formações energéticas negativas resultantes de acúmulos de pensamentos negativos e de atuações do baixo astral.
Alecrim: Desagrega energias enfermiças, limpa e purifica o ambiente, criando uma “esfera” de proteção; boa contra obsessão; afasta a tristeza.
Alho (casca): Desagrega as energias negativas de ordem sexual, protege contra influências negativas e purifica o ambiente.
Camomila: Calmante, contra depressão e ansiedade.
Canela: Condensador de fluidos benéficos, destrói miasmas astrais; afrodisíaco; atrai a prosperidade.
Cebola (casca): Desagrega energias negativas de ordem sexual; afasta fluidos indesejados.
Capim limão / Capim Santo: Bom para acalmar e trazer bons fluidos.
Guiné: Quebra formas-pensamento baixas e ajuda na comunicação com os bons espíritos. Bom contra obsessões de natureza sexual.
Hortelã: Bom para proteção e contra o desânimo.
Laranja (flor, folhas e casca): Estimula o amor nos tornando mais atraentes; também torna o ambiente mais agradável e “leve”.
Lírio: Bom para nos tornar mais puros, simples e humildes; estimula nosso lado compreensivo e amoroso.
Manjericão: Ótimo para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e às pessoas; aumenta o magnetismo pessoal; atua contra a depressão e ansiedade.
Rosa branca: Desperta o amor à espiritualidade.

Axé!
Helida de Nanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário