segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Nanã Buruquê

Nanã Buruquê



Nanã é orixá feminino. Mistério ancião. Na cultura nagô e yorubá, ancião está associado à sabedoria e experiência. Nessas culturas, o adjetivo velho é sinônimo de sabedoria. A força do Orixá Nanã não está ligada à força e poder físico, mas à sabedoria adquirida ao longo das experiências vividas.

Dentro da umbanda sagrada, faz parte da linha da evolução, junto com Obaluaê, Nanã é um Orixá cósmico que atua no emocional. Nanã, esgota, decanta todos os aspectos emocionais que afastam o Ser de seu caminho evolutivo, ajusta energeticamente o Ser preparando-o para o caminho do crescimento. Pelo uso da sabedoria, transforma aquilo que é erro em caminho seguro para a evolução. Obaluaê irradia, Nanã ajusta.

Cada Orixá atua de uma forma toda particular; se por um lado Iansã, age provocando o movimento, Nanã espera que o Ser que se encontra em sofrimento esgote sua dor com o tempo expurgando pensamentos, sentimentos e condutas contrárias à sua própria evolução.

Nanã não é o único Orixá apresentada como anciã, age com calma e equilíbrio em qualquer situação e em relação à qualquer Ser, há uma lenda que ilustra muito bem essa característica de Nanã: Ogum, Senhor da guerra e dos caminhos desejou passar pelo território de Nanã sem pedir licença, ela para ensiná-lo que ele deveria antes demonstrar respeito pelos outros Orixás e seus territórios, fez com que Ogum fosse se afundando na lama e Ogum teve que recuar, a calma e a postura passiva da senhora Nanã conteve a força do senhor das guerras e dos caminhos; por essa razão, é muito difícil tirar um filho de Nanã do seu eixo.



Nanã apaga a memória para o reencarnante, isso é parte da decantação, permitindo que o Ser se lembre apenas daquilo que lhe será útil em uma próxima encarnação. Junto com Obaluaê, ajusta o espírito, reduzindo sua forma para o reencarne. Nanã Orixá absorvedor , observa a transmutação por que passa o Ser em decantação e faz os ajustes necessários a fim de que a próxima encarnação seja mais proveitosa.

O Orixá Nanã está presente no intervalo entre o fim e o recomeço da vida física.

Curiosidades sobre Nanã: ponto de força: pântanos, lagos, lama, águas paradas de modo geral, também chuvas brandas; símbolo de Nanã é o Ibiri (cetro de palha)sua cor a é o lilás, dentre suas ervas está o Manacá, sincretizada com San’Ana (avó de Jesus), comemora-se o dia de Nanã em 26 de Julho, o dia da semana é segunda feira, a pedra é ametista, fruta laranja lima (entre outras), bebida água de coco (entre outras),

Características dos filhos de Nanã: aspecto positivo, sabedoria, serenidade, calma, capacidade de entender o diferente, os filhos de Nanã são bons conselheiros, sentem que têm todo o tempo do mundo... ; no aspecto negativo, os filhos desse Orixá podem ser chatos, ranzinzas, azedos... os filhos de Nanã sentem que têm todo o tempo do mundo, como se vê, um mesmo aspecto pode se tornar positivo em uma circunstância e negativo em outra, cabe aos filhos desse Orixá observar-se e buscar usar suas características na medida e contextos adequados. Para quem está de fora e não se encontra na mesma vibração, os filhos de Nanã parecem alheios ou indiferentes aos dramas da vida, mas o fato é que estes entendem que todas as circunstâncias serão decantadas.


Saudação a Nanã: Salubá Nanã: nos refugiamos no poder de Nanã, ou salve a grande mãe, ou nos refugiamos no poder de Nanã.

Peço licença ao leitor para falar de minha experiência como filha de Nanã: nem sempre este Orixá regeu minha vida, Nanã foi “ativada” em mim por circunstâncias, onde a impetuosidade, a força, o grito ou a teimosia não removeram os obstáculos; Nanã chegou trazendo a paciência e a tranquilidade, um olhar mais sereno, me fazendo entender que tudo na vida tem um fim (objetivo) e um fim (final), assim, aprendi na irradiação desse Orixá a lidar com circunstâncias que geralmente tiram o Ser do seu eixo a esperar, a agir em silêncio, a olhar para o futuro. Aprendi o valor, o poder e a força da ação interna, transformando dentro de mim para que essa transformação se reflita em meu derredor.


Que nossa grande Mãe Nanã nos inspire a todos a mantermos a calma e serenidade em todos os momentos da vida.

Salubá Nanã!
Hélida de Nanã

4 comentários:

  1. Bom dia , amei este post.
    Gostaria de saber como uma filha pode atirar o lado positivo ? pois estou mto no aspecto negativo

    ResponderExcluir
  2. Olá por gentileza queria fazer uma visita na tenda de vcs meu zap 35 999779277

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Desculpe a demora em responder, espero que tenha conseguido encontrar o terreiro de outra maneira.
    De qualquer forma passarei as informações solicitadas, caso ainda haja o interesse ou casa haja outro visitante a procura das mesmas informações:

    As Giras abertas da tenda de umbanda caboclo 7 flechas e cabocla jurema acontecem as 19 horas na chacra nº12 do condomínio dos cristais, em Bom Despacho-MG. É possível encontrar a localização no google mapas digitando o nome da tenda.

    Axé.

    ResponderExcluir