Pesquisar

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Exu ou Ogum geram oportunidades?

 Exu ou Ogum geram oportunidades?

O presente texto tem como finalidade distinguir um tema mais aprofundado relacionado ao Orixá Ogum e Orixá Exu, caso o leitor não tenha conhecimento prévio sobre esses Orixás é recomendável que leia os textos específicos de cada um deles primeiro.

Quando se fala das características de Orixás, é possível notar a geração de oportunidades, caminhos, encruzilhadas são atribuídas muitas vezes tanto Ogum quanto a Exu. Tais atribuições deixam muitos intrigados gerando perguntas difíceis de responder tais como: Para que existir dois Orixás com algumas funções similares ou idênticas? Elas são mesmo idênticas? A quem se deve pedir abertura de caminhos? Se não forem iguais, por que existe tanta confusão quanto a isso? Essas e outras perguntas discutiremos a seguir tentando respondê-las da melhor maneira.

Inicialmente é necessário distinguir a entidade exu do Orixá Exu, pois a confusão se dá muito devido aos religiosos terem dificuldade em fazer essa distinção, acabando por tomar características de um para o outro. O culto a entidade Exu não surgiu dentro da Umbanda, inclusive a maioria das outras entidades também não, já havia antes da anunciação da umbanda diversas manifestações dessas linhas. O Arquétipo de entidade Exu é de um feiticeiro europeu, antigamente essas entidades eram conhecidas com outro nome, eram chamadas de ngangas (feiticeiro, curandeiro), eram vistos como grandes curandeiros e feiticeiros, que aprenderam suas mandingas em vida e depois de desencarnados ainda eram solicitados para ajudar nos mais diversos tipos de problemas dos vivos. O ponto de força de grande parte dessas Ngangas era a encruzilhada, que também tem grande simbologia nos mais diversos tipos de cultura, principalmente quando se fala de magia e ocultismo. Como essas entidades eram “cultuadas” no mesmo lugar do Orixá, ou seja, a encruzilhadas, passaram a ser chamadas por esse mesmo nome.

Tendo entendido essa contextualização, voltamos às perguntas iniciais. A essência do Orixá Exu não está vinculada diretamente com geração de oportunidade e abertura de caminhos. Sim, ele também tem um papel importante nisso, pois como sabemos Exu é o nada, é o vazio para que novas coisas sejam criadas, sendo assim, para que Ogum abra o caminho, Exu sempre virá primeiro sendo o “espaço” para criação de qualquer coisa. Para deixar ainda mais claro, a confusão de pedir exu oportunidade surgiu muito porque boa parte das entidades Exus(Ngangas) trabalham com isso, inclusive praticamente todos Exus de encruza que conheci até hoje vibram na irradiação de Ogum, se o Orixá Exu abrisse o caminho convenhamos que isso não seria necessário.

Tendo dito isso fica claro que quando queremos pedir caminhos a algum Orixá devemos fazer isso através de Ogum, é claro sempre respeitando e saudando o Orixá Exu pois sem ele nada poderia existir, nada é criado. Para que se haja o tudo é necessário que exista o nada primeiro. Exu é como um lote para construir uma casa, ou como copo para servir uma bebida, sempre virá primeiro.

Axé

Ricardo de Ogum Matinata


Nenhum comentário:

Postar um comentário