Pesquisar

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Orixá Ibejis e Erês

Orixá Ibejis e Erês

    Ibeji, etimologicamente, é a junção dos termos iorubas ibi – nascimento, e eji – dois. Este orixá é sincretizado pela figura de irmãos gêmeos, sendo sincretizados aos santos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao principio da dualidade, da contradição, os pontos que caminham juntos. Ibeji mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. São ligados a tudo que se inicia: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.



    
    Já os Erês; são a falange de espíritos que são regidos pelo Orixá Ibeji. Esta falange se manifesta com o arquétipo infantil, a fim de dar consultas e realizar os trabalhos que forem necessários. A palavra Erê vem do Ioruba iré, que significa “brincadeira, divertimento”, seu significado está associado a forma de trabalho da Ibejada. Erês considerados protetores das crianças e também dos animais. Assim como todas as entidades que se manifestam nos terreiros, Os Erês são seres de Luz que praticam o Amor e a Caridade. Eles brincam, pulam, cantam, dançam, choram, correm, e não fazem isso sem motivo... De forma pura e divertida eles fazem um trabalho sério, auxiliando a quem precisa, retirando amarguras que nos mesmos nutrimos, aliviam magoas e bloqueios íntimos, retiram angustias, tristezas e pensamentos negativos, e assim despertam a alegria e a doçura que existe em cada um de nós, trazendo a tona à criança interior, que às vezes, na correria do dia-a-dia escondemos de nós mesmos. Eles se manifestam para lembrar-nos que sempre há o que aprender e o que melhorar.
   
    Seu dia de comemoração é 27 de setembro (dia de Cosme e Damião), as bebidas utilizadas são: sucos, e em alguns lugares refrigerante e/ou água com mel. Suas comidas são: Caruru, bolos, doces, balas, pirulitos e frutas. Tem como ponto de força: Jardins, praias, cachoeiras e as matas. Sua saudação é: OniBejada

     Quando pensarem nas crianças, fechem seus olhos e tentem lembrar-se de um dia feliz na sua infância, de uma travessura com seus irmãos e/ou amigos, a alegria desse momento te fará sentir um pouco da energia desses seres de luz. Não esqueçam que por trás do arquétipo de criança existe uma entidade de sabedoria infinita, capas de curar e alegrar os corações mais aflitos. Por isso, aproveitem este momento para desfrutar da pureza das crianças.


Jéssica de Oxalá


Nenhum comentário:

Postar um comentário