Pesquisar

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Orixá Ossain

 Ossain

    Ossain é um orixá originário da região de Iraó, na Nigéria, muito próxima com a fronteira com o antigo Daomé. Não faz parte, como muitos pensam, do panteão Jeje assimilado pelos Nagô, como Nanã, Omolú, Oxumaré e Ewá. Ossain é originário da etnia Ioruba. O Orixá Ossain é muito pouco cultuado e falado na Umbanda, isso se deve ao seu domínio, que por vezes é direcionado a Oxóssi, Orixá mais conhecido e cultuado nas casas de Umbanda. Sabe-se que o panteão africano é composto por centenas de Deuses, para nós Orixás, e que cada um deles tem o seu poder, domínio sobre alguma energia presente na natureza. Quando se fez a simplificação dos Orixás através da Umbanda Sagrada, centralizou em Oxóssi o domínio das matas, e por vezes há uma associação de que tudo que está associado ao reino vegetal está no domínio apenas de Oxóssi. 
    Sendo assim, é de suma importância estudarmos o Orixá Ossain para entendermos que nem todos os domínios vegetais estão canalizados unicamente em Oxóssi.


    O Orixá Ossain, também conhecido como Ossãe e Ossanha, é o senhor das folhas, é um Orixá muito místico, tem o arquétipo de um grande feiticeiro, um curioso alquimista, um bruxo, o senhor das folhas e das poções e ainda um mestre curandeiro. Ossain é conhecido como o médico dos orixás devido ao uso do axé das plantas para a cura, mas esse poder de cura não está associado a cura de Obaluaê (regente das doenças), Ossain realiza a cura através dos vegetais, ativando o axé contido na planta para direcionar a cura dos males físicos e espirituais.
     As lendas ou Itãs são de grande importância para que seja mais fácil compreender a força, a essência do Orixá através de uma história, em relação ao Orixá Ossain temos dois contos que nos auxiliam nesse entendimento. Uma delas explica que desde jovem ele tinha um dom muito grande para a cura e vendo isso Olorum (Deus) resolveu presenteá-lo com o domínio e o conhecimento de todos os segredos das folhas medicinais e sagradas, isso fez com que seu trabalho como curandeiro fosse facilitado através do uso dessas plantas. 
    A outra nos explica o motivo de cada Orixá ter sua planta de poder, conta essa lenda que Ossain sabia que algumas plantas traziam a calma ou o vigor. Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes. Os outros orixás não tinham poder sobre nenhuma planta. Eles dependiam de Ossain para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas. Xangô, irritado por esta desvantagem, usou de um meio ardil para tentar usurpar de Ossain a propriedade das folhas. Falou dos planos à sua esposa Iansã, explicou que, em certos dias, Ossain pendurava, num galho de Irocô uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas. Xangô então pediu a Iansã que desencadeasse uma tempestade bem forte num desses dias, ela aceitou a missão com muito gosto. O vento soprou as grandes rajadas, levando os telhados das casas, arrancando árvores, quebrando tudo por onde passava e, o fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada. A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram. Assim os orixás se apoderaram de todas. Cada um tornou-se dono de algumas delas, mas Ossain permaneceu "senhor do segredo" , continuou a reinar sobre as plantas como senhor absoluto, graças ao poder (axé) que possui sobre elas.



    Assim, cada orixá possui suas próprias folhas, mas só Ossain conhece os seus segredos, só ele sabe as palavras que despertam o poder e a força de cada planta. Existe também uma grande discussão se Ossain é um Orixá feminino ou masculino, para nós é considerado um Orixá que atua no polo masculino, é bom lembrar que ao falarmos em energias divinas não existe a divisão de sexo como para nós humanos, o que se deve associar é a polaridade, a força mais presente naquela energia divina.
    Ossain é sincretizado com São Benedito, isso se deve principalmente ao poder de cura e conhecimento associado a esse santo católico. São Benedito nasceu em 1526, na ilha da Sicília, Itália. Seus pais eram Cristovão Manasceri e de Diana Larcan, um casal de escravos vindos da Etiópia que não queriam ter filhos para não gerar mais escravos. Sabendo disso, o senhor do casal prometeu a eles a liberdade caso tivessem um filho. Assim, eles tiveram Benedito e como prometido, a família foi libertada. Educado pela fé cristã pelos pais, São Benedito teve uma vida exemplar, trabalho e oração, e ainda no mosteiro passou a se destacar como líder, mesmo sendo analfabeto. Tanto que muitos teólogos enfrentavam longas distâncias somente para encontrar, conversar e aprender um pouco mais com São Benedito. Muito milagres são atribuídos a São Benedito, entre eles a ressurreição de dois meninos, a cura de cegos e surdos e a multiplicação de pães e peixes. Hoje, São Benedito é um dos santos mais populares do Brasil, modelo de caridade e humildade.
    Ossain também é associado a uma figura do folclore brasileiro, o Saci, pois além de ser um grande conhecedor das plantas mora nas matas e em muitas imagens esse Orixá é trazido com uma perna só, existe uma explicação de que Ossain possui uma só perna porque a árvore, base de todas as folhas possui um só tronco. 
    Trataremos agora a respeito das características gerais relacionadas a esse grande Orixá, o símbolo de Ossain é um cetro de ferro de sete pontas, sendo que na ponta do meio há a imagem de um pássaro, denominado como Opere ou Avivi. Sua data comemorativa é cinco de outubro e seu dia da semana é a quinta feira. Suas cores são o verde e o branco. A saudação de Ossain é “Ewé ó”, que significa: Salve as folhas! Seu elemento é a terra e o vegetal. Tem o domínio de todas as ervas. Quantos as oferendas, são entregues nas matas virgens. Suas principais oferendas são a folha de fumo, o mel e a cachaça inhame.


    E para finalizar, traremos as características dos filhos desse Orixá, os filhos de Ossain não são tão numerosos quanto aos dos orixás mais tradicionais. São tidos como pessoas introvertidas, misteriosas e discretas. Não gostam de interferir ou opinar no que não diz respeito a eles. Falam pouco de si e de seu passado. Dão muito valor à liberdade e são pacientes. Gostam de animais. São equilibrados emocionalmente. Muito racionais. São pouco sociáveis. Independentes. Gostam de se isolar. Muito ligados à terra, às matas e à vida. São muito dedicados dentro de suas religiões. Não suportam ser enganados. São reservados, estudiosos, sinceros, obedientes, introspectivos, alegres, corajosos, cientistas de mão cheia, capazes de desvendar qualquer mistério. Dedicam-se a pesquisas, a arte de curar, têm facilidade de atuar com benzeduras, chás, banhos e encantamentos devido a sua ligação com as ervas. Como amantes são de veneta, algumas vezes insaciáveis e outras vezes ficam um grande período de tempo em abstinência. São profissionais altamente competentes e responsáveis. Não gostam de brigas. Têm grande aptidão a se tornarem feiticeiros. São extremistas. São vingativos. Traiçoeiros, enganadores, articuladores, misteriosos, capazes de grandes maldades. Podem apresentar uma tendência ao uso de drogas. Possuem muito axé. Sua energia negativa é concentrada no olhar.

Ewé ó Ossain!

Júllia de Iansã e Marina de Nanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário