Pesquisar

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Pedir Ajuda

Pedir Ajuda

Todos os guias do terreiro sempre nos dizem para pedirmos ajuda. Que muitas das vezes, o guia sabe que nós precisamos de ajuda, mas que a gente não pede, e eles não podem interferir sem a gente pedir. Eles só interferem sem o nosso pedido quando nós estamos correndo algum risco injusto e indevido e não temos consciência dele.
Quando temos consciência de alguma necessidade, de algum problema, de alguma dor, e não pedimos socorro, eles não podem fazer nada, mas às vezes o que eles esperam de nós é só o pedido. Pediu, a maior parte do trabalho, muitas vezes, eles fazem sozinho.
O exu arranca-toco nos disse que é como quando uma pessoa está caída no buraco, ela não consegue sair sozinha, mas ele não pode chegar, sem o pedido da pessoa, e arrancar ela de lá. A pessoa precisa pedir, e esse pedir, seria o ato da pessoa levantar a mão e falar: “me tira daqui.” 


E o pedir o socorro não demanda nenhum esforço, o esforço maior é de quem chega em frente ao buraco, se debruça nele e te puxa pela mão , te arrasta, levando o peso todo. Muitas vezes, quando o guia nos pede para fazer algo,  achamos que estamos fazendo alguma coisa muita grande, e ficamos desanimados ou com preguiça, ou desinteressados, por achar que a entidade tem que fazer o trabalho todo sozinha porque ela pode. Ma,  quando o guia pede para fazer algo, isso significa que essa coisa feita  representa o levantar a mão para que ele possa pegá-la e nos auxiliar. Esse é um dos significados dos trabalhos que  nos são passados quando pedimos auxílio, seja uma oferenda, um hábito que ele deseja que criemos, um perdão que ele acha necessário que você dê, seja uma mudança de postura dentro de si, o auto-amor e o perdão que tanto pregam, por exemplo.
Esse ensinamento veio através do exu arranca-toco, nos mostrando que quando estamos mal e precisamos de ajuda, a gente pede, e esse pedir é a menor parte da ajuda. A maior parte eles fazem, mas eles não podem fazer se não pedimos. Então sempre que um guia falar para você fazer algo como, por exemplo, acender uma vela para seu o anjo da guarda, faça, para que ele possa descer no buraco e ir te resgatar. Você só deve esticar a mão para que ele te puxe.

Exu Arranca Toco pelo médium Hélida de Nana 

4 comentários: