Pesquisar

quinta-feira, 7 de março de 2024

Benzimento

 A ARTE DE BEM DIZER - BENZIMENTO

Quando penso em benzimento automaticamente minha memória remete a minha infância, lembro de acompanhar meu pai em um rezador na cidade em que vivíamos, ele dizia: “vamos lá, porque a reza dele é boa, tira todo mal-olhado”. Recordo também de visitar minha avó aqui em Bom Despacho e ela dizer: “vou levar vocês na benzedeira pra ela abençoar e proteger”. Histórias como a minha se repetem cotidianamente, principalmente no interior, onde essa tradição tão bonita e rica continua viva nos dias de hoje, mesmo com a correria do mundo moderno que muitas vezes nos afasta da sabedoria ancestral.
        No dicionário a palavra "benze" vem do verbo benzer. Significa o mesmo que abençoa, sagra. Sendo assim, o benzimento é a arte de abençoar e bem-dizer. O Benzimento é uma arte milenar ligada às mais remotas sociedades. No nosso país há relatos de que quando os jesuítas chegaram ao Brasil observaram que os povos originários e sua relação com as medicinas da floresta, com o tempo a cultura e a religiosidade indígena por meio das ervas foi associado à pratica dos benzedores, curandeiros, rezadores e praticantes das religiões de matriz africana.


Afinal, como posso ser um benzedor?

Ao contrário do que muitos pensam, para se ser benzedor não é necessário pertencer a uma religião específica, mas sim possuir uma fé verdadeira. Uma vez que compreendemos que para benzer é necessário abençoar (tornar bento algo ou alguém) fica claro que a principal ferramenta dos Benzedores é a intenção que se coloca na reza, objetos e elementos.

Alguns seguimentos acreditam que só podem vir a ser benzedores aqueles que possuem um chamado para tal ato, no entanto, é sabido que o ato de benzer nada tem a ver com dom ou predestinação e sim uma faculdade que pode ser desenvolvida. Assim, aqueles que desejam praticar o benzimento devem se lembrar de manter acessa a chama da fé e buscar, também, conhecimento especialmente sobre os elementos usados (ervas, patuás, rezas).
Além disso, é importante destacar que um verdadeiro benzedor traz consigo os princípios do amor e da caridade, desta forma os trabalhos de benzimento não devem ser cobrados por quem o oferta. Em nossa casa aqueles que estudam o benzimento devem ser autorizados pelo Caboclo das Sete Flechas para praticá-lo, visto a seriedade deste trabalho.

O benzimento funciona?

Por ser um ato de fé para que se tenha efeito além da fé do benzedor, para que se tenha melhores resultados, é necessário também que aquele que recebe o benzimento acredite que será auxiliado.

Muitos procuram os benzedores com dúvidas em seus corações e isto pode gerar uma dificuldade de alcançar o potencial que o benzimento teria, por exemplo, para alguém que não tenha dúvidas.

Então para este tópico a resposta é: Depende da sua fé.


Com o que posso benzer?

O benzimento pode ser feito a mãos livres, mas normalmente são realizadas com objetos consagrados ou abençoados, podendo estes serem os mais variados, como por exemplo: Velas, água, crucifixos, terços, rosários, e as mais diversas ervas. 
O uso de salmos e rezas também são bem comuns, existem variadas rezas/orações para diversos problemas físicos e até mesmo espirituais, mas isto é tema para um próximo estudo. Caso não haja instrumentos, o benzedor poderá se utilizar das próprias mãos através de gestos como fazer o sinal da cruz e o estalar de dedos.
    Enfim, o benzimento quando praticado com responsabilidade e fé tem grande poder de auxiliar a quem procura esta benção. É importante destacar que a prática do benzimento não exclui a medicina tradicional, o benzimento age no campo da fé e a medicina está no plano físico, assim como nós. Então jamais exclua o tratamento médico pelo benzimento. A fé verdadeira não deve ser uma fé cega.

Axé!



Jéssica Gomes de Oxalá



Nenhum comentário:

Postar um comentário