Pesquisar

segunda-feira, 25 de março de 2024

O Legado do Sr Caboclo 7 Flechas

 O LEGADO DO SR CABOCLO 7 FLECHAS

Ao conhecermos o universo umbandista nos sentimos animados com as novas descobertas e com o vasto conhecimento a ser explorado. Queremos saber nossos Orixás, nossos guias, entender fundamentos, aprender magia, etc. Depois disso, passamos a aprender cada vez mais e a observar mudanças em nossas vidas, reparamos na transformação que as verdades trazidas pelos guias nos trazem. Nos tornamos melhores filhos, melhores pais, melhores irmãos, melhores amigos, melhores profissionais enfim vamos nos tornando melhores pessoas nos mais variados sentidos. Vemos cada dia mais que a grande magia da vida está nas escolhas que se faz e não simplesmente em velas e oferendas. A consciência adquirida cada vez mais nos prepara para tomar melhores decisões e para mudar a realidade que vivemos. 

    Em breve nos aproximaremos de completar uma década de nosso amado Terreirinho, e temos aprendido muito através do significado por trás de cada situação. Tenho o privilégio de ser filho da casa em quase todo seu tempo de existência. Temos e tivemos grandes alegrias, várias decepções, muito trabalho e mudanças. Muitos passaram pela casa, aprenderam e seguiram o caminho enquanto isso fez sentido para eles e agregaram na mesma medida no que os foi possível. Outros foram e voltaram, alguns vieram e nunca mais saíram, mas o que importa realmente é que o terreiro tenha agregado enquanto cada um esteve lá. E tenho certeza de que agregou, tendo cada um absorvido o que foi possível com as ferramentas que tiveram disponíveis.

Hoje não consigo ser tão frequente por morar e trabalhar em outra cidade, mas independente disso me sinto marcado por tudo que aprendi em todos esses anos e me sinto um representante desta casa em cada local que eu pise, tanto no campo profissional, pessoal, amoroso etc. Carregamos o legado do Caboclo 7 Flechas, dando conselhos aos que necessitam, compartilhando conhecimentos, tentando ajudar as pessoas a fazer boas escolhas, desejando o bem para quem está no erro, mesmo que nos tenha prejudicado. 
     Durante essa jornada algumas pessoas expressam sua gratidão pela ajuda recebida e algumas vezes posso ir aos prantos, não por vaidade, mas por gratidão, por saber que só consigo ajudar porque tive todos esses ensinamentos no Terreirinho antes. Só consigo ajudar porque fui ajudado. Isso é muito nítido. 
     Desta forma, podemos dizer que o legado do Caboclo 7 Flechas não é apenas o grande terreiro, com boa estrutura e com um belo trabalho caritativo as sextas-feiras. Na verdade, esse legado é muito mais vasto e está em cada um que por lá passou e aprendeu de verdade e usou esse conhecimento para mudar a própria vida e para mudar a vida de outras pessoas. É uma grande teia do bem, quem é ajudado, quem supera suas angústias e seus demônios internos e externos, tem a experiência necessária para ajudar muitos outros que passam por coisas similares.

Por isso tenhamos sempre a consciência que carregamos o peso desse legado e que sempre devemos procurar honrá-lo com as atitudes condizentes com verdadeiros umbandistas. Pessoas sérias, que dispõe do seu próprio tempo lazer para ajudar a si mesmos e ao próximo. Lembremos sempre das palavras do Caboclo 7 Flechas: “Umbanda é coisa séria, para gente séria”. Se você é membro dessa tão amada casa, lembre sempre que você é um guerreiro que espalha a semente da árvore que o Caboclo 7 Flechas plantou, devemos sempre plantar essas sementes em solo fértil para que tragam sempre mais e melhores frutos e para que consigamos alterar nossa realidade sempre para melhor.

Gratidão à tão amada e respeitada Tenda de Umbanda Caboclo 7 Flechas e Jurema, o Terreirinho. Gratidão a Deus em suas diversas formas. Gratidão a cada Guia que nos ajuda incorporado ou não. Gratidão ao Pai Igor por nos conduzir até aqui. Gratidão ao Pai-Pequeno Victor por mesmo distante dirigir nossos estudos online que expandem nosso conhecimento e são tão importantes para o nosso desenvolvimento pessoal. Gratidão ao Pai-Pequeno Kah e Mãe-Pequena Railany por serem as mãos do Pai Igor no dia a dia, gratidão por toda dedicação e entrega diária. E por fim e não menos importante gratidão a todos irmãos da casa, e até aos que já trilharam outros caminhos, cada um agregou no que pôde. Até quem nos prejudica, nos decepciona, também trazem valiosas lições para quem sabe absorver. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, dizia Fernando Pessoa.

Gratidão, Axé.


Ricardo de Ogum Matinata.



Nenhum comentário:

Postar um comentário