Linha da fé na Umbanda Sagrada
Na linha da fé temos dois orixás regentes, Oxalá, o irradiador e Logunam, a absorvedora. Oxalá emana a fé para aqueles que precisam, enquanto Logunam absorve a fé daqueles que a têm em excesso. Eles trabalham juntos trazendo o equilíbrio da fé, pois devemos ter o equilíbrio em tudo em nossa vida.
Oxalá é representado pela cor branca que pode se dividir nas sete cores do arco-íris, simbolizando que Oxalá recebe sua energia diretamente de Deus, fragmentando-a e a repassando a cada um dos demais orixás a energia, representada pela cor, que lhes corresponde.
O sincretismo nasceu da necessidade dos escravos esconderem seus orixás por trás de figuras católicas, já que naquele tempo eles eram castigados se exercessem sua fé abertamente. A partir disso, associaram cada um dos orixás a um santo católico que tivessem mais características em comum. Como Jesus é o grande filho de Deus, um grande mestre que trouxe mensagens de fé, amor e paz, logo, foi associado à Oxalá que também é identificado por esses atributos.
O dia do ano de Oxalá é dia 25 de dezembro, pelo seu sincretismo com Jesus Cristo.Ele tem como seus símbolos a cruz e o Apaxorô e sua saudação é “Epa Babá”.
Já Logunam é o espaço tempo, a mesma é quem rege o sincronismo do universo. Desta forma, rege o passado, o presente e o futuro, sendo fundamental para a manifestação de tudo na nossa dimensão. O Tempo é a chave do mistério da fé regido por Logunam e Oxalá, porque é na eternidade do tempo e na infinitude de Deus que todas as evoluções acontecem. É Logunam quem domina o tempo natural das coisas, do crescimento individual de cada ser e não o tempo cronológico, como muitas pessoas confundem.
É sincretizada com Santa Clara, uma mulher que ficou marcada por sua luta pela expressão da fé. O dia do ano de Logunam é 11 de agosto. E tem como seu símbolo o espiral e sua saudação é ”Olha o Tempo ”.
Ana de Iemanjá
Nenhum comentário:
Postar um comentário