Pesquisar

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Linha do amor na Umbanda Sagrada

Linha do amor na Umbanda Sagrada

Os orixás regentes dessa linha são Oxum, a irradiadora e Oxumarê, o absorvedor. Oxum é responsável por levar o amor, enquanto Oxumarê tira o amor que tem em excesso, pois sempre deve haver o equilíbrio.

O símbolo de Oxum é o Abebé (um tipo de espelho, virado para nós mesmos), para nos lembrar sempre  de olhar para nosso interior, porque todo amor começa de dentro, para amar o outro e tudo ao nosso redor, primeiro devemos nos conhecer e nos amarmos. Seu sincretismo é com Nossa Senhora da Conceição, podendo variar de casa em casa, lembrando que é somente sincretismo, o orixá não é o santo com o qual é sincretizado. O dia em que comemoramos Oxum é 8 de dezembro e seu ponto de força são os rios. Sua cor é o amarelo e dourado e sua saudação é “Ora iê iê” que significa salve a senhora bondosa.

Oxumarê é representado tanto pela cobra quanto pelo arco-íris. Um símbolo muito associado a Oxumarê é o da cobra que morde o próprio rabo, essa associação é feita devido a esse orixá ser a representação dos ciclos, transformações e de tudo o que é novo. Oxumarê é sincretizado com São Bartolomeu. O dia em que comemoramos esse orixá é 24 de agosto. Seu ponto de força é o arco-íris. Sua cores são as 7 cores do arco-íris. Sua saudação é “Arroboboi Oxumare”.

Ana de Iemanjá

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário