Linha da justiça na Umbanda Sagrada
Lembrando que essa justiça que falamos aqui não é a justiça do ser humano e sim a justiça de Deus. Os orixás regentes dessa linha são Xangô, o irradiador e Iansã, também conhecida como Oyá, a absorvedora.
Xangô é responsável por levar a justiça, enquanto Iansã absorve os desequilíbrios e dá direcionamento à justiça divina. Trazendo, assim, o equilíbrio. O símbolo de Xangô é machado. E seu ponto de força são as pedreiras. Seu sincretismo é com São Jerônimo. Podendo variar de casa para casa, lembrando que o orixá não é o santo com o qual é sincretizado. O dia em que comemoramos Xangô é 30 de setembro e suas cores são marrom e vermelho. Sua saudação é “Kaô Kabiesilê Xangô”
Os símbolos de Iansã são a espada e o Eruexim (rabo de cavalo), com o qual controla e afasta o espírito pois ela é responsável por encaminhar os espíritos após a morte. E seu ponto de força são as campinas. O dia em que comemoramos Oya é dia 4 de dezembro e suas cores são o vermelho, laranja e amarelo. Sua saudação é “Eparrey Oya” que significa “salve a senhora dos raios”.
Ana de Iemanjá
Nenhum comentário:
Postar um comentário