Eucalipto
O eucalipto é uma planta da família Myrtacea, gênero Eucalyptus. Planta com múltiplas propriedades terapêuticas e uma ampla gama de aplicações. Sua versatilidade faz dessa planta um excelente recurso na fitoterapia, aromaterapia e cuidados com a saúde em geral. Originário da Austrália, o eucalipto passou a ser cultivado em várias regiões do mundo devido ao seu alto valor comercial na indústria da celulose. É uma árvore de grande porte, que atinge até 70 metros de altura. Suas folhas são longas, finas e geralmente de cor verde-acinzentada. Seu aroma característico se deve aos óleos essenciais que são extraídos principalmente das folhas e galhos.
O eucalipto é muito utilizado na fitoterapia, sendo conhecido principalmente, por sua eficácia no tratamento de problemas respiratórios, inflamações, dores musculares e articulares. Seus princípios bioativos (que são os compostos responsáveis por suas ações terapêuticas) conferem propriedades expectorantes e descongestionantes, broncodilatador, anti-inflamatórias, analgésicas, anti oxidantes e calmantes. Devido a alta concentração desses compostos, o óleo essencial de eucalipto é a forma mais comum de uso terapêutico da planta, sendo utilizado em inaladores, massagens e até mesmo em produtos de cuidados com a pele, mas as folhas também podem ser utilizadas no preparo de chás, sprays, etc.
Sob a perspectiva de terapias energéticas, o eucalipto possui capacidade de limpeza e revitalização e purificação. Sua energia estimulante e desintoxicante pode ser utilizada na purificação de ambientes, para dissipar energias densas e restaurar o equilíbrio no ambiente e no corpo. Pode ser usado também no fortalecimento do campo áurico, na proteção contra influências externas e na estimulação mental, melhorando o foco e proporcionando clareza em momentos de confusão.
Apesar de seus diversos benefícios, o uso do eucalipto deve ser feito de forma consciente. Em grandes quantidades pode ser tóxico e seu uso deve ser evitado por crianças menores de 2 anos especialmente em forma concentrada (óleo essencial), além de ser contraindicado para gestantes e lactantes sem orientação profissional.
Larissa de Iansã
Nenhum comentário:
Postar um comentário