Pesquisar

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Cangaceiro do Capão Comprido

 Cangaceiro do Capão Comprido

O Cangaceiro do Capão Comprido foi um dos cangaceiros do cangaço de Lampião, seu nome é Ângelo Emídio da Silva, era natural de Pernambuco. Ele participou de diversos ataques na cidade de Vila Bela em Pernambuco, dentre eles; o tiroteio da Fazenda Abóboras no município de Vila Bela em Pernambuco, onde tombaram os cangaceiros Lupércio, Vicente da Penha, Victor e Juruti; participou também do ataque a Fazenda Serra Vermelha no município de Vila Bela, em Pernambuco. 
Em 1 de agosto de 1926, seu nome consta do rol dos denunciados no processo que foi instaurado no cartório de Vila Bela para apurar os crimes ali cometidos. Também participou no ataque da Fazenda Taperas no município de Vila Bela, em Pernambuco, quando foram eliminadas 11 pessoas da família Gilo. Em 26 de agosto de 1926, seu nome fez parte do boletim geral número 264, de 22 de novembro de 1926, constando a relação de: “BANDIDOS CAPTURADOS PELA AÇÃO DO MAJOR TEÓFILO TORRES”, foi transferido para penitenciária do Recife em Pernambuco em 28 de março de 1928, onde cumpriu pena e se regenerou-se não se tendo notícias do seu paradeiro.
Isso tudo são biografias e histórias nas quais foram encontradas na internet. Mas em conversa com o guia Cangaceiro do Capão Comprido, ele nos disse um pouco sobre como foi sua vida. Cangaceiro do Capão Comprido foi realmente um dos cangaceiros de Lampião, mas antes de ser cangaceiro era um homem “de bem”, tinha uma esposa e uma filha, mas uma certa vez ele teve a infelicidade de ver sua esposa e filha sendo estupradas e mortas em sua frente, sem dó nem piedade. 
Daí em diante tomou a decisão de fazer parte do cangaço a fim de se vingar de quem lhe fez o mal, foi atrás da sua meta, nesse período de obsessão incessante teve diversas guerras, uma na qual perdeu um olho, por isso o ele vem trazendo em seu arquétipo um tapa olho, foi lhe enfiando uma garrafa em um dos olhos por isso ocasionou  na a perda de visão. Por fim diante tantas batalhas Cangaceiro do Capão conseguiu se vingar de quem tanto almejava a vingança, mas ele relata que após ter tido esse feito a vida passou a não fazer sentido, se sentia só e sem rumo, o que lhe levou ao suicídio, após esse capítulo deste suicídio relata que passou por um processo de aprendizagem, acredito que seja em umbral, pois foi muito sofrimento até se tornar um espírito de luz e passar a entender o que realmente importa.
Hoje Cangaceiro do Capão Comprido é um espírito de luz que trabalha na Umbanda, a fim de fazer o bem, nos traz ensinamentos com aquele jeitinho “arretado” , trazendo o amor e a caridade. 


Ana Carolina de Xangô

Um comentário: