Pesquisar

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Orixá Xangô

 Xangô


    Xangô é um Orixá muito conhecido e cultuado na Umbanda, atua na linha da justiça juntamente com Iansã. Considerado a força divina da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo. Seu culto faz parte da cultura Iorubá, chegou ao Brasil através de africanos que vieram escravizados. Fisicamente Xangô é descrito como um Orixá jovem, forte e de grande agilidade. Xangô nos auxilia trazendo equilíbrio, senso de justiça, ajudando na resolução de problemas judiciais, estudos e trabalhos intelectuais.

    Em nossa casa comemoramos seu dia 24 de junho, sendo sincretizado com São João Batista. Xangô é Orixá do trovão e do fogo. Durante as festas de São João Batista, é comum o uso de fogueiras, fogos de artifício e outros elementos associados ao fogo. Essa similaridade de símbolos contribuiu para a associação entre Xangô e São João Batista. 

    São João Batista, em sua pregação também é visto como um defensor da justiça e da retidão moral. Ambos são figuras de autoridade e respeito, que facilita a associação simbólica entre eles.

    O dia da semana de Xangô é a quarta feira, suas cores são vermelho, branco e marrom. Seus elementos são o fogo, raios, trovões e as pedras. Como forma de demonstrar respeito e devoção usamos a saudação Kaô Kabecilê, que se traduz como venha saudar o rei. Os metais de Xangô são o cobre, ouro e chumbo. O símbolo do Orixá é o machado ou oxé. Podemos oferendar para o Orixá velas brancas, vermelhas e marrons além da cerveja escura, vinho tinto doce, licor de ambrosia e flores. Para despachar sua oferenda escolhemos seu ponto de força como por exemplo a pedreira, montanha ou cachoeira.

    Para finalizar, vamos falar um pouco sobre as características dos filhos de Xangô, que são pessoas firmes, enérgicas e seguras. Muitas vezes, se posicionam de maneira incisiva contra situações injustas, tanto em relação a eles quanto a outras pessoas. Gostam de dar conselhos e quando contrariados podem ficar nervosos. São considerados comilões, autoritários, briguentos mas não guardam rancor. Mas também são justos, carismáticos e divertidos. Podem demorar para tomar atitudes pelo medo de serem injustos com alguém.

Bruna de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário