Pesquisar

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Caboclos na irradiação de Xangô

 Caboclos na irradiação de Xangô

Os caboclos são ancestrais indígenas que trabalham manipulando as sagradas forças da natureza, possuem um forte vínculo com a Mãe Terra e trazem consigo o seu modo de pensar e existir em perfeito equilíbrio com a mata. Nos terreiros, esses espíritos se manifestam como curandeiros, rezadores, lanceiros, guerreiros, chefes, flecheiros, caciques, agricultores, matriarcas e as encantadas d’água. E neste estudo em específico, quero discorrer um pouco sobre os grandes caboclos que trabalham na irradiação de Xangô, o rei do fogo e da justiça.

Antes de falar sobre os caboclos de fato, é preciso falar brevemente sobre a

grande energia de Pai Xangô. Em suas histórias, conta-se que Xangô era um rei imbatível, que governava com precisão, sabedoria, temperança e, principalmente, com justiça. É a divindade que trabalha no pólo irradiador da Linha da Justiça, trazendo equilíbrio e harmonia para seus filhos, principalmente aqueles exageradamente desequilibrados, bem como trabalha muito a racionalidade, trazendo à tona os verdadeiros valores da vida, para que nossa evolução seja contínua, baseada sempre na justiça de Xangô. Pai Xangô é a justiça em sua plenitude, mas também é a ira dos trovões que ecoam pelos céus. Para tomada de decisões, ele reflete, pondera e observa todo seu reino do alto da mais grandiosa pedreira, tornando-se capaz de julgar com precisão e baseado no juízo divino, então devemos sempre lembrar que, antes de pedir justiça ao Grande Rei, ela cairá primeiramente sobre nós mesmos, nos fazendo perceber se estamos sendo justos em nossas vidas e com o outro, para posteriormente podermos ter auxílio da justiça divina, justiça essa que não é sinônimo dos nossos quereres e do que podemos achar justo.

Feito uma breve descrição da energia de Xangô, os caboclos que trabalham em sua força trazem conselhos baseados em sabedoria e racionalidade, são primorosamente justos e sempre prezam pela clareza. Quando incorporados, falam rápido, são sucintos, diretos e sem mistérios, as conversas são breves, com eles não há delongas, muitas pessoas podem não gostar dos atendimentos por isso, mas são guias sábios e seus trabalhos são de extrema valia dentro de um terreiro.

Assim como Xangô, caboclos que trabalham em sua irradiação possuem um grande poder de justiça e de racionalidade, aconselhando todos que os procuram, pautados na Justiça Divina, estando sempre prontos para guiar seus filhos de fé. Alguns exemplos de Caboclos na irradiação de Xangô: Sete Pedreiras, Serra Negra, Ventania, Trovoada, Itacolomy, Pedra Preta, Girassol, Cobra Coral, Sultão das Matas, Urubatão, Arranca Toco, Machado de Ouro, Itacuruçá. Salve a força das matas e dos caboclos! Okê! 

Kaô, meu Pai Xangô!

Isabela de Iansã


Nenhum comentário:

Postar um comentário