Pesquisar

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Erva Doce

Erva Doce

A Erva doce é uma herbácea fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal. Também conhecida como Funcho. O funcho é uma planta herbácea perene, de caules erectos múltiplos, com até dois metros de altura (mas em geral com menos de 80 centímetros), de cor verde intenso, tornando-se azulada quando em locais expostos à secura e a intensa radiação solar.

As folhas são longas (até 40 cm) e delgadas, finamente dissecadas, terminando em segmentos filiformes a aciculares, muito flexíveis, mas que, quando expostos à secura, endurecem exteriormente para evitar a perda de água.
 

Pelas suas características aromáticas e pelos usos medicinais do anetol, o funcho tem sido utilizado desde a antiguidade.
Na culinária é frequente o seu uso como aromatizante em molhos, conservas de vegetais, curtumes e outros preparados semelhantes. Usada em baixas concentrações dá um aroma e sabor discretos, semelhante ao mentolado, mas bastante mais suave e doce. O seu uso é escolhido pela doçura e baixa concentração de anetol, o que permite o consumo em saladas.

Em perfumaria os óleos essenciais do funcho são utilizados para perfumar pastas dentífricas, shampos e sabonetes. Outros cultivares são selecionados para a obtenção de grandes concentrações de óleos essenciais, sendo utilizados para perfumaria e para a produção de condimentos.

Para bebidas espirituosas, o chá de erva-doce traz uma sensação de calma e de conforto-relaxante por ser considerada como uma erva calma. O chá de semente de funcho também é utilizado para reduzir os gases intestinais, incluindo na primeira infância e em crianças lactentes. A Erva doce é calmante, cicatrizante, diurética e também auxilia em casos de asma, bronquite, tosse crônica, alivia a cólica intestinal, contração muscular, gases, inflamação, palpitação e contra dores de barriga, dores de cabeça, vômito. Suas precauções é de não usar durante a gravidez, evitar em casos de problemas gastrointestinais como úlcera.

Na Umbanda, a Erva Doce é uma Erva de Oxalá. Trabalhos com o banho dessa Erva traz boas energias e também acalma e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermiças e nocivas.

Karol De Oxalá

2 comentários:

  1. Olá. É um texto, mas Funcho e erva doce não são o mesmo tipo de erva. A erva doce tem as folhas semelhantes ao coentro e as flores brancas. Já o funcho é essa das folhas super finas e com flores amarelas. Sei que tem o odor bem parecido, mas são ervas diferentes, isso não influência no trabalho que for realizado com elas?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Ouço dos guias a recomendação para usar a erva doce mesmo. Não ouvi sobre o funcho. Paz e luz.

    ResponderExcluir