Pesquisar

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mangueira

Mangueira

Nome Popular: Mangueira
Nome Científico: Mangifera indica
Origem: Índia.
Família: Anacardiacea
Altura: até 12 metros

A mangueira – Mangifera indica, L. Dicotyledonae, Anacardiaceae – é originária da Ásia, (Índia). Foi trazida ao Brasil pelos portugueses tornando-se uma das principais frutíferas cultivadas no Nordeste brasileiro. Se adaptaram facilmente no Brasil, pois as mangueiras necessitam de muito calor para se desenvolverem e produzir seus frutos. Também é a maior árvore frutífera do mundo, chegando a medir de 1 a 100 metros de altura, e ter uma circunferência de até 20 pés, em casos mais abundantes.


As folhas da manga trazem muito benefícios para a saúde, temos como exemplo:

As folhas são avermelhadas ou arroxeadas quando novas e crescem em uma cor verde escuro e têm o lado de baixo pálido. Estas folhas são ricas em vitamina C, B e A. Elas também são ricas em vários outros nutrientes. As folhas de manga têm propriedades antioxidantes poderosos que têm um alto teor de flavonoides e fenóis.

São muito úteis para o tratamento de diabetes. As folhas tenras da mangueira contêm taninos chamados antocianidinas que ajudam no tratamento de diabetes precoce. As folhas podem ser secas e em pó, ou utilizado como uma infusão para o tratamento da mesma. Ela também ajuda no tratamento da angiopatia diabética e retinopatia diabética. As folhas de chá de manga são muito boas para esta finalidade. Mergulhe as folhas em um copo de água durante a noite. Coe e beba esta água para ajudar a aliviar os sintomas de diabetes. Ela também ajuda a tratar a hiperglicemia.
 
A manga ajuda a baixar a pressão arterial, pois tem propriedades hipotensores. Elas ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e tratar o problema de varizes.

Para as pessoas que sofrem de inquietação devido à ansiedade, as folhas de manga proporcionam um bom remédio caseiro. A adição de dois a três copos de chá de folhas de manga em sua água do banho ajuda a tratar mal-estar e refresca o corpo. 
 

A manga ajuda no tratamento de pedras nos rins e cálculos biliares. A ingestão diária de um pó de folhas de manga finamente moído com água mantida em um copo de vidro durante a noite ajuda a quebrar as pedras e colocá-las para fora.

Além de todas essas, ainda é usada para todos os tipos de problemas respiratórios, tratamento do sangramento da disenteria, dores de ouvido, para curar queimaduras, soluços ou problemas de garganta, e para algumas doenças estomacais.

Na nossa querida Umbanda, o banho de folha de maga é usado para o descarrego, mas o mesmo só deve ser tomado sobre orientação das entidades.

Maria de Ogum Beira Mar

Um comentário: