Pesquisar

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Rosas

Rosas

Conhecida por ser uma das flores mais populares do mundo. Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae, e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maioria das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Na Umbanda, as rosas são bastante utilizadas para enfeitar as oferendas. Sua função não se resume a esta, sendo importante também em diversos trabalhos espirituais, tais como banhos, chás e defumação.
As rosas são grandes aliadas na cura de enfermidades no plano físico e espiritual. 
Famosas por seu delicioso odor, as rosas são utilizadas em defumadores, neste caso, com propriedade de cura de dores carnais e espirituais, além de atrair saúde.
Quando utilizadas para enfeitar o ambiente, as rosas trazem harmonia, e afastam as energias negativas.

Rosas Brancas
Pelo seu formato delicado e a cor pura, as rosas brancas são símbolos da pureza e da paz.
São utilizadas para harmonizar o ambiente. Protegem contra energias negativas. Para acalmar o ambiente e as pessoas que nele convivem, utiliza-se um vaso de rosas brancas na decoração.
É utilizada por quem procura a paz interior e ajuda a entrar em conexão com o “eu interior”. Acalmam e trazem o sentimento de compaixão, estimulado pelo sentimento de perdão, pois têm o poder de purificar os sentimentos.
Por ter a energia pura, é utilizada em crianças, inclusive bebês.
Apesar de estar ligada a todos os orixás e entidades de Umbanda, se relacionam especificamente a Iemanjá e Oxalá.

Rosas Vermelhas
Símbolo de amor e paixão, as rosas vermelhas, também são usadas no quarto de dormir para aumentar a sensualidade e o libido.
Bastante utilizada em banhos, têm o poder de livrar o espírito de espíritos inferiores, é estimulante e descarrega energias negativas e depressão.
Na Umbanda, as rosas vermelhas estão diretamente ligadas as Yabás (orixás femininos), mais especificamente a Iansã, Oxum, Nanã, as entidades ciganas e Pombogiras.
Presentear com rosas vermelhas é gesto de paixão, amor ardente, respeito e admiração.
Diretamente associada ao amor. Sonhos com rosas vermelhas pode ser sinal de coisas boas e alegres.
       É de extrema importância lembrar que, caso queira fazer todo e qualquer tipo de banho, chá e até mesmo oferenda, deve ser orientado pelo seu guia. Se não for indicado, peça orientação, o seu guia irá dizer o que fazer e qual a melhor forma.


Adriele de Iansã

2 comentários: