Pesquisar

terça-feira, 18 de maio de 2021

Características dos filhos dos orixás: Linha da fé

 Características dos filhos dos orixás: Linha da fé

Interessante assunto a ser tratado são as características dos filhos de cada Orixá, especialmente aquelas que ressoam negativamente, ou melhor, que deverão ser trabalhadas e melhoradas por nós para nossa evolução. Todos ficamos ansiosos, esperando o dia em que nos será revelada a força divina que rege nossa vida atual (orixá de cabeça/frente ou adjunto), e ainda o nosso orixá ancestral (aquele que rege nossa existência e que permanece por todas as vidas).

Sobre o orixá de cabeça ou de frente é bom esclarecer que é ele quem atua de forma racional, determinando as principais características de raciocínio e expressões físicas, assim como a forma que os outros nos veem. Atua no chakra frontal (terceiro olho). Já o orixá juntó ou adjunto dá suporte ao orixá de cabeça, agindo quando o racional não mais consegue fazê-lo. Este é responsável pela determinação das emoções. Portanto, quando há um desiquilíbrio e uma perda da forma lógica de raciocínio (orixá de cabeça), o orixá adjunto aparece para te dar energia pelo lado emocional e para te reerguer.

Interessante entender que em um momento de pressão, quando o racional já não consegue mais atuar, o modo de agir da pessoa seguirá o temperamento oriundo de seu orixá juntó ou adjunto. Por exemplo: uma pessoa com Oxalá de frente e Iansã de juntó, será tempestuosa em momentos de desiquilíbrio, mostrando uma coragem e ação que aparentemente não tinha. O orixá ancestral demonstra a essência da pessoa, o que há de divino desde a sua criação, a natureza verdadeira do ser humano, o íntimo, a verdadeira face de cada um.



 Feita essa pequena introdução, com o estudo que se segue tem-se a intenção de instigar cada um para pesquisar e refletir sobre suas características, observando-as e identificando-as para procurar melhorar e buscar sua própria evolução. Afinal, as energias trabalhadas em nosso Terreiro provêm da força desses seres que guiam e regem as nossas vidas e conhecer a essência dessas divindades é se autoconhecer e se compreender melhor.

A partir de agora, serão apresentados alguns textos de cada linha da Umbanda para reflexão e espero que possa contribuir de alguma forma na vida de cada irmão que ler.

 Filhos de Oxalá: Os filhos e filhas de Oxalá são conhecidos por sua criatividade e inteligência. Costumam ser calmos, generosos, teimosos, perfeccionistas, detalhistas, arrogantes e tem potencial para liderar. Não sabem perder e nem receber críticas, muitas vezes impõem sua opinião, não gostam de desorganização e tem um ego muito grande. Zangam-se com facilidade. São fechados, tendo dificuldade de expor problemas e desabafar. Tem grande carinho por crianças, são excelentes pais e mães, tem uma figura paternal que passa a sensação de que “está tudo bem”. A velhice tende a tornar os filhos de Oxalá irritados e rabugentos. Gostam de lugares calmos. Não gostam de mandar, de ser mandados e também não gostam de relação de dependência. São pessoas da paz, mas quando entram no negativo tornam-se autoritários, ficam muito críticos, frios, calculistas e distantes.

 Filhos de Logunam: Os filhos e filhas de Logunam são introspectivos e até um pouco tímidos, são simpáticos, discretos, silenciosos, observadores, independentes, amigos, leais conselheiros, emotivos (mas guardam suas emoções para si), lutadores e muito sinceros. Podem ser retraídos, estrategistas, disciplinados, práticos (não perdem tempo), possessivos, muito ciumentos, evasivos, descrentes e desconfiados. São bastante intuitivos, não perdoam com facilidade, apreciam as coisas religiosas, gostam de conversar e de presenciar. Não gostam de brigas, discussões e preferem lugares calmos. Gostam de acompanhar a moda, mas com cores neutras, não muito chamativas e com roupas versáteis. Quando entram no lado negativo eles ficam completamente frios, a ponto de magoar as pessoas que amam e nem perceber. Nesse momento também se tornam estressados, barraqueiros, acham que são donos da verdade e muito orgulhosos.

Que todos possamos refletir sobre as características dos orixás, a fim de evoluir. Axé e até a próxima, com a linha do amor.

 

Ana de Iansã

com participação de Girlei de Iemanjá.

Um comentário: