Pesquisar

terça-feira, 23 de março de 2021

Os Chakras

                                                                   Os Chakras

 

Somos seres cósmicos pois somos a fusão dos seres visíveis e invisíveis. Então, quando falamos do homem estamos falando dos Universos: mineral, vegetal, animal, hominal e angelical. O universo hominal está em desenvolvimento em nós e o angelical ainda está por se manifestar. Estes Universos agem em nós pelos nossos chakras.

A palavra “Chakra” ou chacra tem origem no sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia/língua indo-européia) e significa “roda de luz”, disco, centro ou plexo. Os clarividentes os percebem como vórtices ou redemoinhos de energia vital e espiral girando em alta velocidade e vibrando em pontos vitais do nosso corpo.

Os chakras fazem a captação de energia do Universo para o nosso corpo e daí recebemos as vibrações de doença ou saúde, conforme nossa vibração. Eles atuam diretamente nas glândulas que comandam as funções do nosso corpo físico para seu funcionamento em equilíbrio

O nosso corpo é repleto de chakras e os estudos indicam que cada poro da pele também é um chakra, ou seja, temos inúmeros pontos de energia espalhados por nosso corpo. Contudo, este estudo será centrado nos sete chakras principais: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sacral/Sexual, Básico ou Raiz.

As características dos chakras variam de acordo com cada pessoa em sua cor e rotação. Com exceção dos chakras Coronário e Básico, todos os demais têm entrada e saída de energia na frente e atrás, como se fosse um canudo que atravessa nosso corpo. O Coronário está ligado ao nosso corpo mental superior e à energia elétrica, como já estudado no texto “Os Corpos Sutis”, ou seja, está ligado à espiritualidade. Já o Básico recebe a energia telúrica do centro da Terra, própria dos encarnados, por isso quando há o corte dessa energia do chakra básico a pessoa desencarna.

Pois bem. Os chakras estão localizados no corpo Etérico ou Duplo Etérico que, como visto em estudo anterior, é também conhecido como Aura, que define o padrão emocional momentâneo do indivíduo e é o corpo que anima o corpo físico.

Iniciaremos estudando o Chakra BÁSICO que está localizado na base da coluna vertebral, entre o aparelho genital e o ânus, sua cor é vermelho fogo e seu elemento é a terra, está ligado diretamente à glândula suprarrenal, energiza os pés, pernas e a base da espinha dorsal. Tem como função ligar o espírito de forma segura à realidade física da existência humana. São atributos positivos a força vital, sobrevivência, estabilidade, segurança, manifestação, paciência, compromisso, consistência, vontade, atração e ambição. Os atributos negativos do desequilíbrio são: violência medo, frustração, inquietude, dificuldade em criar raízes, alienação, separação, desonestidade e astúcia. Desenvolve a absorção da energia telúrica. Representa a conexão do ser humano com o planeta Terra, mundo material e físico. Está relacionado com a sobrevivência.

O segundo Chakra SACRAL, ESPLÊNICO OU SEXUAL: Está localizado dois dedos abaixo do umbigo, sua cor é laranja e seu elemento é água. Está ligado diretamente às glândulas de reprodução e comanda os órgãos reprodutores, rins, sangue, saliva, etc. É o centro das emoções, da energia sexual e das forças criativas primitivas e não purificadas. Caracteriza os nossos relacionamentos interpessoais, especialmente, com o sexo oposto. São atributos positivos o sabor, apetite, desejo, prazer, orgulho, emoção, vitalidade, satisfação sexual, poder, prosperidade e discernimento. Seus atributos negativos gerados pelo desequilíbrio deste chakra são: ganância, manipulação, sentimentalismo, exaustão, sexualidade indiscriminada e culpa. Desenvolve a troca sexual e alegria. Relaciona-se com a sexualidade, curiosidade e prazer material.



Já o terceiro Chakra PLEXO SOLAR OU UMBILICAL está localizado na boca do estômago, sua cor é o amarelo e seu elemento é o fogo. Está ligado diretamente às glândulas pancreáticas e comanda o sistema digestivo, nervoso vegetativo e pele. Através dele entramos num relacionamento ativo com as coisas do mundo e com outras pessoas, buscando a nossa identificação social. Também nos possibilita perceber a vibração de outras pessoas e reagir, então, de acordo com essa qualidade vibratória. Tem como função reger o poder e o valor pessoal, a capacidade de tomar decisões e a percepção intuitiva. São atributos positivos a inteligência, equilíbrio, nutrição, nervos fortes, poder pessoal, autoconfiança, estimulação, assimilação nos níveis físico e psíquico, flexibilidade e capacidade de tomar decisão. Seu desequilíbrio gera: medo de fracassar, incapacidade de tomar decisões, capacidade de julgamento deficiente, falta de confiança, pouco respeito por si mesmo, rigidez e assimilação deficiente. Desenvolve as emoções interiores. Representa a personalidade do ser humano. Está relacionado com as qualidades da mente, vitalidade, saber, aprender, comunicar.

Há que se fazer aqui um esclarecimento sobre a nomenclatura mencionada acima “Chakra Umbilical”. Há quem utilize esta nomenclatura para definir tanto o chakra plexo solar quanto o sacral/sexual/esplênico. No nosso caso, utilizaremos esta nomenclatura para indicar o terceiro chacra, ou seja, o Plexo solar.

O CARDÍACO localiza-se na região cardíaca, no meio do peito e na altura do coração, sua cor é o verde, rosa ou dourado e seu elemento é o ar e está ligado à glândula timo. Esta Glândula está próxima ao coração, podendo expandir nossa amorosidade e representa o “Eu” de cada um. Comanda o coração, sistema circulatório e respiratório. Nele unem-se os três centros inferiores (físico e emocional) com os três superiores (mental e espiritual). Possibilita a compreensão e compartilhamento de coisas e a sintonia e vibração em conjunto, ou seja, a união através do amor. É o elo de energias dos chakras inferiores e superiores. Chakra onde passa toda a nossa energia. Desenvolve os sentimentos. Representa o amor incondicional. São atributos positivos: o amor por si mesmo e pelos outros, empatia, cura, individualidade, fraternidade, unidade, adaptabilidade, generosidade, nobreza de espírito, pureza e delicadeza. Seus atributos negativos gerados pelo seu desequilíbrio são: o medo de ser examinado minuciosamente, ódio, avareza, egoísmo, mesquinhez, malícia, ressentimento, insensibilidade.

O Chakra LARÍNGEO está localizado na garganta, sua cor é azul claro e seu elemento é o éter, está ligado diretamente à glândula tireoide e comanda os pulmões, brônquios e a voz. Relaciona-se com a inspiração, a comunicação e a expressão. Desenvolve a intelecto (raciocínio), sentidos, visão. Representa a comunicação, criatividade, som, vibração e capacidade de receber e assimilar. Vinculado ao paladar, audição e olfato. Aspectos a compreender: comunicação externa e interna, esclarecimento que conduz ao estado Divino, consciências e crenças (no que você acredita e se apega).

Já o Chakra FRONTAL localiza-se entre as sobrancelhas, sua cor é o verde índigo, estão presentes todos os elementos e está ligado à glândula hipófise ou pituitária. Desenvolve a intelecto (raciocínio), sentidos, visão. Chakra dos sentidos, relaciona-se com a intuição, vidência, audiência no campo da paranormalidade e espiritualidade. Aspectos a compreender: intuição e a consciência e capacidade de se observar sem julgamento.

O Chakra CORONÁRIO que está localizado no topo da cabeça, sua cor é o violeta; são utilizados aqui todos os elementos e está ligado diretamente à glândula pineal ou epífise. Desenvolve a consciência do espírito. É o chakra da luz do conhecimento, consciência, visão do Universo, permitindo a ligação do ser às Energias Superiores, ao Divino.

                                                                                            Girlei de Iemanjá

Um comentário: