Pesquisar

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Orixá Oxalá

 Oxalá

    Oxalá é um dos orixás mais conhecidos e respeitados dentro do panteão africano. Oxalá, foi concebido com a função de criar o mundo e os homens. De acordo com as lendas, Olorum deu a responsabilidade de criar o mundo à Oxalá. Olorum, entregou o saco da criação à Oxalá, porém mesmo com tal responsabilidade ele não poderia deixar de cumprir suas obrigações, como por exemplo as oferendes aos outros orixás e a Exu. Assim ele continuou sua jornada e com um tom de prepotência, negligenciou suas obrigações, deixando Exu não satisfeito. Exu, ao encontrar Oxalá, decide se vingar e provocou uma sede intensa nele, Oxalá, sem escolhas furou um tronco de dendezeiro e ali bebeu vinho de palma. Bêbado, não sabia onde estava e caiu adormecido. Alafin, vendo-o daquela forma, rouba o saco da criação e vai até Olorum, que sabendo da situação de Oxalá não ficou nada satisfeito. Assim, após várias tentativas na criação do homem, Oxalá tem a tarefa de modelar o homem através do barro e dar vida a eles.



    Oxalá é o regente do trono da fé, simboliza a paz e é o pai maior das nações das religiões da África. Tem como características ser calmo, sereno e pacificador.  Seu nome simboliza a luz branca, sua cor é o branco, seu dia da semana é sexta-feira, suas oferendas podem possuir: Coco, canjica branca, vinho branco, velas brancas e sua saudação é: Epá Babá, que significa "Salve Oxalá". Devido as perseguições religiosas que ocorriam nos séculos passados os escravos não podiam expressar sua fé em seus deuses, assim surgiu esse sincretismo com os santos católicos. Desta forma, Oxalá e sincretizado com Jesus Cristo, por suas semelhanças como: a fé, a paz, o amor, sabedoria, esperança e eles são filhos do pai maior. O dia de Oxalá é o mesmo de Jesus, ou seja, comemoramos sua data no dia 25 de dezembro. Oxalá se divide em duas qualidades: Oxaguiã e Oxalufã
    Oxaguiã é a forma mais jovem. Este, traz consigo a espada, o escudo e o pilão. A espada e o escudo, remete às batalhas, os desafios e adversidades que encontramos em nossos caminhos, que devemos sempre enfrentá-los de forma assídua. O pilão, remete à uma lenda na qual fala que Oxaguiã amava comer inhame pilado, aquela era a comida favorita dele, ele comia sempre que lhe dava fome. Seu nome, foi lhe dado em homenagem a sua comida favorita, seu nome significa (Orixá-comedor-de-inhame-pilado). Seus filhos tem como características: uma forma de dualidade, por isso sempre são associados à contradição, são calmos, possuem uma grande ligação com a família, são briguentos e comunicativos.



    Oxalufã é sua forma mais velha, traz o símbolo da sabedoria. Tem o Apaxorô, que é um cetro de prata com 3 discos e uma pomba no topo. O cetro devido a sua idade ele usa para se apoiar e caminhar, os discos representam os mundos: o mundo dos Orixás, o mundo dos espíritos e o mundo dos homens. A pomba branca que se coloca no topo do cetro representa a comunicação que interliga os três. Seus filhos tem como características apresentarem uma aparência envelhecida, são sábios, não guardam rancor, são calmos, tranquilos e amorosos.



 

Epá Babá!

Leonardo de Oxalá


Nenhum comentário:

Postar um comentário