Pesquisar

segunda-feira, 5 de maio de 2025

A força do pensamento

 A força do pensamento

Para iniciar o estudo, vamos levantar um questionamento importante: Será que a maneira como pensamos pode influenciar em nosso modo de viver? Segundo Ernesto Bozzano, o pensamento são forças plásticas e organizadoras da natureza criadas pela mente do espírito. O pensamento cria, dá vida, e pode atuar sobre a matéria. Então através de nossos pensamentos podemos influenciar nossas atitudes ao longo da vida. Se tivermos consciência do poder que tem nossos pensamentos, nos preocuparíamos mais com eles do que com o que as pessoas ao nosso redor fazem. 

Quando Jesus nos atentou sobre o orai e vigiai, não era sobre vigiar as pessoas ao nosso redor, e sim o que está presente em nossa mente e em nossas vontades. A oração é uma forma elevada de pensamento que nos ajuda a não cometer erros que nos levariam a caminhos tortuosos. Nossas vontades têm o poder de direcionar nossos pensamentos. Segundo Alan Kardec em sua obra A Gênese, os espíritos agem sobre os fluídos espirituais com a ajuda do pensamento e da vontade. Pelo pensamento, eles imprimem a estes fluídos direção, forma e cor, mudam-lhes as propriedades. O pensamento é a grande oficina ou laboratório da vida espiritual. 

Algumas vezes, estas transformações são resultados de uma intenção ou pensamento inconsciente. Basta o espírito pensar em uma coisa para que esta coisa se produza, como basta modular o ar para que este ar repercuta na atmosfera. O pensamento vai criar imagens fluídicas e refletir no envoltório perispiritual como uma fotografia. Se um homem, por exemplo, tem a ideia de matar outro, por tranquilo que seja o seu corpo material, seu corpo fluídico é colocado em ação pelo pensamento, do qual reproduz todas as nuanças; ele executa fluidicamente o gesto, o ato que tem o desejo de cumprir; o pensamento cria a imagem da vítima, e a cena inteira se desenha, como num quadro, tal como está em seu espírito. 

Sabendo de todas essas informações, devemos vigiar nossos pensamentos, palavras e atos. Se pensamos no bem, vamos plasmar alegria, esperança, coragem, saúde e harmonia. E quando nossos pensamentos são negativos, vamos plasmar destruição, tristeza e doenças. O poder do pensamento pode curar, pois quando pensamos positivamente para alguém ele vai agir em fluído espiritual e vai até a pessoa, e assim essa pessoa vai receber o impacto deste pensamento bom.

Bruna de Obá


Nenhum comentário:

Postar um comentário