Pesquisar

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Girassol

Girassol 

O Girassol ( cujo nome científico é Helianthus annus) é uma planta originária da América do Norte, cultivada pelos povos indígenas para alimentação e estima-se que esta planta foi domesticada por volta do ano 1000 a.C.
No período das expedições espanholas, Francisco Pizarro encontrou vários objetos Incas e imagens moldadas em ouro que fazem alusão aos girassóis como seu deus do Sol.


Os girassóis possuem a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, giram o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. É uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades; as suas sementes são utilizadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros; também podem ser utilizados na fabricação de lubrificantes e sabonetes. Do caule do Girassol extrai-se uma fibra, a qual pode ser utilizada na fabricação de papel. 
A flor de girassol remete á felicidade, prosperidade e renovação. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.


Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol. 
Também está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.


Na Umbanda os Girassóis são flores que estão na irradiação de Oxóssi, no entanto esta flor tem uma distribuição bem interessante dentro de todas as linhas, pois podem ser utilizados em banhos na abertura de caminho, para defumação, nas magias e encantos de Oxum, e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois acredita-se que as sementes dos girassóis representam os ovos da grande serpente arco-íris que aglutina o mundo. 

        Também deve ser enfatizado que esta planta também trabalha na linha de Oxalá, ou seja, ela pode ser utilizada em diversas linhas e das maneiras mais diversas. 


Axé a todos 



Victor de Oxumarê


7 comentários:

  1. Muito obrigado pela informação...
    OXALÁ os abençoem ...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela informação...OXALÁ os abençoem...

    ResponderExcluir
  3. Meu guia leva esse nome e sei que ele é da linha de Oxóssi porém eu já o vi e ele leva ele nome sinto que não por causa da flor mais sim por causa de sua cor muito vermelha como se na sua encarnação tivesse trabalhado sempre no sol por isso o nome gira sol!

    ResponderExcluir
  4. Os girassóis artificiais, usado como ornamentação dentro de casa, possuem os mesmos benefícios q os naturais, como prosperidade, felicidade...?

    ResponderExcluir
  5. Banho com as cementes do girassol amassada para que serve

    ResponderExcluir
  6. Tenho a semente de girassol quero banha com elas pode

    silvanamariaj13@gmail.com

    ResponderExcluir