Pesquisar

sábado, 13 de julho de 2024

Estudo do livro: Ervas e Benzimento

 Estudo do livro: Ervas e Benzimento do autor Fábio Dantas

CAPÍTULO 2: O corpo humano e sua relação com chakras, cores, cristais e ervas


A palavra chakra vem do sânscrito, língua da Índia, e significa “roda de luz”. Os Chakras são centros de energia que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles: Corpo físico, emocional, mental e espiritual.

De acordo com o hinduísmo existem em nosso corpo mais de 80 mil desses centros energéticos, sendo que os sete principais estão localizados ao longo da coluna vertebral e cada um deles tem uma área de atuação específica.

O autor enuncia que o conjunto de chakras contempla as sete principais glândulas do sistema endócrino, estando também, cada chakra, relacionado a uma cor, e por fim associa-os a cristais específicos. A seguir há uma descrição detalhada da associação feita pelo autor entre os chakras, as cores, ervas e cristais:

CHAKRA BÁSICO OU RAIZ

  • Localizado na base da coluna vertebral, ele está relacionado à sobrevivência e a existência terrena, liga-se ao mundo material, à energia física. Ele nos mantém firmes no solo, proporcionando uma sensação de segurança quando está equilibrado.

  • Está relacionado a energia da ação, do eu comigo mesmo, apurando sentimentos como a intuição e comunicação com o cosmos. Quando está desequilibrado pode ocasionar sentimentos de impaciência, apego, culpa e dor.

  • A cor é o vermelho; os cristais Rubi, Ônix, Quartzo vermelho, Granada vermelha, Hematita, Obsidiana, Turmalina Negra, Quartzo esfumaçado, Jaspe-sanguíneo, Calcita vermelha, Obsidiana petra e outras pedras nesses tons; e as ervas sao cenoura, batata, nabo, rabanete, cebola, alho, dente-de-leão, sálvia, gengibre, sabugueiro e cravo-da-índia.

  • As pedras vermelhas são doadoras de vitalidade física e promovem saúde, doam coragem, decisão, sensualidade, mas devem ser utilizadas com cuidado, pois o uso excessivo destas pedras podem provocar insônia, irritabilidade e até mesmo agressividade.

  • O autor ainda explica que as pedras pretas, também utilizadas para esse chakra, são doadoras e dissipam a negatividade, realizando limpezas espirituais e alinhamento energético. Fazem-nos colocar os pés no chão.

CHAKRA SACRAL OU UMBILICAL

  • Localizado três dedos abaixo do umbigo, ele está relacionado à criatividade, reprodução, energia sexual e ao poder. Proporciona esperança e otimismo, quando equilibrado.

  • Esse chakra aborda a relação entre eu e o outro e, se sua energia estiver fluindo, haverá relacionamentos harmônicos com outros seres. Se estiver em desequilíbrio, a pessoa pode acessar rejeição, solidão, ressentimentos e problemas relacionados à sexualidade.

  • A cor é laranja; os cristais são Cornalina, Coral, Opala de fogo, Ágata marrom alaranjada, Âmbar, Serpentinita, Calcita laranja, e outras pedras nesses tons; e as ervas sao Calêndula, gardênia, sândalo, erva-doce, alcaçuz, canela, baunilha, sementes de gergelim, sementes de cominho, hibisco e framboesa.

  • Por fim o autor esclarece que as pedras da cor laranja são doadoras de estímulo criativo, espontaneidade, aflora talentos, proporcionam aconchego, desintoxicam o organismo, desobstruem energias, dissolvem estados mentais perturbados e confusos, abrem a mente para solução dos problemas, aliviam o estresse mental.

CHAKRA PLEXO SOLAR

  • Localizado no alto do estômago, ele está relacionado a personalidade, a vitalidade, a autoestima, o poder pessoal e a sensação de bem-estar físico.

  • Quando a sua energia está fluindo naturalmente a pessoa torna-se plena e realizada com o trabalho e com o dinheiro. Quando a sua energia está bloqueada, entramos em competição com o outro e acessamos sentimentos de ansiedade, medo, preconceitos, desconfiança e negligência.

  • A cor é amarelo, os cristais são Quartzo-citrino, Pedra do sol, Turmalina amarela, Enxofre, Jaspe leopardo, Topázio imperial, Calcita amarela, entre outras pedras nesse tom; e as ervas são Bergamota, alecrim, gengibre, hortelã, louro, canela, erva-doce, e calêndula.

  • As pedras laranjas agem como estimulantes, doadoras de alegria de viver, revigorantes, energizadoras, responsáveis pelo magnetismo pessoal, materialização de bens, atrativas da riqueza, coragem, autoconfiança, brilho, poder e fama.

CHAKRA CARDÍACO

  • Localizado no centro do tórax, ele está relacionado ao amor incondicional, à união e ao amor divino. Ele aumenta a compaixão e o respeito. O bloqueio desse chakra faz com que a pessoa se torne fechada para os vínculos, para dar e receber amor.

  • A cor é o verde; os cristais são Esmeralda, Larimar, Ágata musgo, Aventurina, Quartzo verde, Amazonita, Calcita verde, Turmalina verde, e outras pedras nesses tons; e as ervas são Sálvia, tomilho, lavanda, manjericão, agrião e espinheira-santa.

  • As pedras verdes geram equilíbrio, saúde, estabilidade, sabedoria e segurança. Trabalham no aspecto mental, na inspiração, criatividade, equilíbrio emocional, autoconfiança, amor, autoestima, sensibilidade e na doçura.

CHAKRA LARÍNGEO

  • Localizado na garganta, ele está relacionado com a comunicação, a criatividade, a iniciativa, a expressão, a manifestação da vontade e a independência. Se esse chakra estiver em desequilíbrio, a pessoa pode acessar fracasso, apatia, insegurança, submissão, bem como apresentar problemas na região da garganta.

  • A cor é o azul; os cristais são Topázio azul, Calcedônia, Larimar, Turquesa, Água-marinha, Calcita azul, Quartzo azul, Angelita e outras pedras nesses tons; as ervas são Erva-cidreira, eucalipto e capim-limão.

  • As pedras azuis-claras são doadoras de sabedoria, discernimento, consciência e calma. Promovem segurança, paciência, tolerância, compreensão e aliviam tensões, pressões e dores. Promovem a fluidez verbal e a comunicação.

CHAKRA FRONTAL

  • Localizado no meio da testa, entre os olhos, ele está relacionado à intuição, à nossa conexão com o universo dos sonhos, sensações, símbolos, onde as coisas estão além da matéria.

  • Quando está fluindo livremente, possibilita o equilíbrio entre os nossos lados racional e intuitivo. Se estiver em desequilíbrio, a pessoa pode atingir a ganância, a arrogância, a tirania, a rigidez e a alienação.

  • A cor é o Índigo; os cristais são Sodalita, Safira azul, Lápis-lazúli, Turmalina azul, Azurita e outras pedras nesse tom; e as ervas são Jasmim, espinheira-santa, sálvia, melissa, rosas brancas e tomilho.

  • As pedras azul índigo são doadoras de clareza mental, segurança e paz. Introduzem à meditação, à contemplação, proporcionam senso de justiça e ajudam a nos dar direcionamento.

CHAKRA CORONÁRIO

  • Localizado no topo da cabeça, ele está relacionado à consciência espiritual. Sua fluidez faz com que a pessoa consiga se dedicar à espiritualidade e tenha acesso a experiências espirituais. Se estiver em desequilíbrio a pessoa pode apresentar ausência de fé, irracionalidade, insônia e obsessão.

  • A cor é violeta; os cristais Ágata azul rendada, Quartzo cristal, Diamante, Safira, Violeta, Topázio incolor, Ametista, Amazonita, Damburita, Fluorita, Selenita e outras pedras nessa cor; e as ervas são Lavanda, anis-estrelado e girassol.

  • As pedras de cor violeta são transmutadoras e auxiliam na conexão espiritual.

  • As pedras brancas, que também são utilizadas nesse chakra, por representar a união de todas as cores e ser comumente associada a cor espiritual pela maioria das tradições religiosas.

Jéssica Gomes de Obaluaê

Nenhum comentário:

Postar um comentário