Resiliência, responsabilidade e disciplina
Muitos podem até mesmo ficar desinteressados pelo título acima, Resiliência, responsabilidade e disciplina, são palavras que quando analisadas superficialmente remetem a algo chato e maçante, o sacrifício que se faz em busca de um objetivo ou sonho. Na verdade, quando ouvimos o que os homens sábios têm a nos dizer a respeito vemos que vai muito além disso.
Iniciaremos de forma clichê dizendo o porquê de cada uma delas serem fundamentais para o sucesso. A resiliência é o ato de resistir às adversidades, se toda vez que você cair sempre se levantar e não desistir a chance de alcançar o objetivo almejado é muito maior. A responsabilidade diz respeito a tudo que assumimos como compromisso e que mesmo que não queiramos fazer, sabemos que temos que fazer, pois de outra forma estaríamos sendo negligentes e isso poderia trazer muitas consequências. E tudo que confere certo tipo de aumento de poder, sempre trará mais responsabilidades. Um cargo de gerente de uma empresa necessariamente quer dizer que a pessoa terá que fazer mais do que um funcionário comum, terá mais preocupações e responsabilidades. Um sacerdote da mesma maneira, terá muito mais afazeres e compromissos que um adepto comum da religião.
Quanto a disciplina, consiste em ter constância, ao invés de estudar 15 horas em um dia e não manter este hábito, é melhor estudar de 01 a 04 horas todos os dias para tentar ser aprovado em um determinado concurso ou vestibular. Nossos guias sempre nos ensinam que para chegar a um objetivo, temos que dar um passo de cada vez. Fazer um pouco hoje para estar melhor do que ontem. E isso é o que define a disciplina. Fazendo tudo isso, fica claro que qualquer sonho estará muito mais próximo de se concretizar, mas esse ainda não é o ponto que queremos chegar.
Além de serem determinantes para o sucesso, e apesar de parecerem sacrificantes, ao fim de uma jornada de sucesso, olhamos para trás e vemos que a verdadeira felicidade está no caminho e não em seu fim. Estudar parece um sacrifício e um trabalho maçante para quem está iniciando nesse caminho, mas para aquele que está determinado nem sempre é, estudar demanda tempo e disciplina, mas o saber traz satisfação. Da mesma forma, exercitar-se trás satisfação. Muitas vezes ouvimos a frase “éramos felizes e não sabíamos”, isso realmente acontece, pois depositamos uma ideia de felicidade nos objetivos, mas esquecemos que para ter algo, sempre teremos que sacrificar outras coisas.
Talvez depois de passar no tão almejado concurso, ou depois de ter um empreendimento de sucesso, você não possa mais ter tanto contato com seus familiares ou não possa estar sempre na mesma cidade e isso dependendo do seu perfil pode sim afetar sua qualidade de vida. Não queremos de forma alguma que as pessoas deixem de correr atrás de seus sonhos, não é isso. O que queremos é atentar para a necessidade de ter foco no presente e que se você não consegue ser feliz agora, provavelmente não será ao fim do objetivo, a não ser que mude de atitudes.
Resiliência, responsabilidade e disciplina deveriam ser lemas de vida, que fariam de nós pessoas, profissionais e familiares melhores. Não deveriam ser apenas para objetivos específicos, que depois de alcançados paramos de ter essas virtudes.
Axé
Ricardo de Ogum Matinata
Nenhum comentário:
Postar um comentário