Pesquisar

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Samambaia

Samambaia

A samambaia é uma planta que tem em todo Brasil, existem espécies também em todo mundo. Planta utilizada para ornamentação, também contém poder medicinal e são ligadas ao lado religioso.

Na ornamentação, é utilizada em casas, jardins e outros diversos lugares que agradam de sua beleza.


Na Umbanda, é uma planta associada aos Caboclos, então liga intimamente ao Orixá Oxóssi. Já no Candomblé associam a Samambaia ao Orixá Oxumaré. Planeta associado a samambaia é Saturno e seus elementos são ar e terra. Em um banho, ou defumação de ambientes ela é uma erva expansora, excelente para giras de desenvolvimento mediúnico, aumenta o campo energético, aumenta a concentração, favorece a compreensão energética do ambiente e a intuição, ou seja, sensibiliza o médium em suas faculdades mediúnicas, lembrando que a planta favorece, mas deve se seguir todos os preceitos para alcançar bons resultados.

Como planta medicinal falerei de apenas uma espécie conhecida por Cipó cabeludo ou Rabo de caxinguelê ou Samambaia do Amazonas. Seu nome científico é Phlebodium decumanum. A parte medicinal utiliza o rizoma, que é o caule onde ela vai fixando em um tronco de uma árvore ou de uma parede, e determinada época do ano as folhas caem e resta apenas o caule subindo. Esse rizoma é utilizado para o aparelho respiratório, incluindo ela no xarope, pode secar o rizoma e fazer um chá dele. Usada para dermatite, inflamações na pele, dolorido, inchado e vermelho, o suco dela feito uma compressa, cataplasma é muito bom, também pode utilizar da mesma forma para reumatismo. Existem pesquisas que mostram ação benéfica para quem sofre de psoríase. Ela também protege a musculatura de processos inflamatórios, então para atletas traz grande beneficio, pois ao fazermos exercícios intensos as fibras se arrebentam e depois se reconstroem de forma mais forte. Isso causa uma certa dor após os exercícios e o rizoma da samambaia ajuda a evitar essas dores.


Como são muitas espécies, não é indicado ingerir chá de samambaia caso não conheça profundamente sobre a planta, pois existem espécies que podem ser tóxicas. Toda planta deve ser manipulada apenas por pessoas que conhecem e sabem como fazer correto.

“Vestimenta de caboclo é samambaia, é samambaia é samambaia”

Muito Axé para todos!

Igor de Oxum

17 comentários:

  1. Nossa! Q show! Muito interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O banho de Samambaia macerado, pode ir na cabeça ? Ou somente do pescoço para baixo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha concepção só se for filho de Oxóssi. Caso contrário não!!

      Excluir
    2. Boa tarde irmão, sim pode ser de corpo todo!!!! por se tratar de uma erva onde aumenta seu campo de intuição/energético etc... pode sim não fara sentido jogar do pescoço para baixo, pois a conexão com os guias e através da gandulara pineal que fica no centro de sua cabeça..

      Excluir
  3. Uma merda essa planta tem q pegá fogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão respeita nossas crenças e religião...

      Excluir
    2. TOTAL falta de RESPEITO!

      Excluir
    3. O que tem que "pegar fogo, ê sua ignorância e preconceiro!"

      Excluir
  4. Respostas
    1. eu ganhei hoje ua linda do meu marido estou muito feliz pois já queria à muito tempo amei.

      Excluir
  5. Só.estou.buscando.conhecimento.sobre.a.planta.pos.estou.em.fase.de.desenvouvimento.espiritual

    ResponderExcluir
  6. Uma vez ouvir uma linda historia de amor.
    E nesse historia havia essa planta, eu não me lembro a história.

    ResponderExcluir
  7. esta planta pode ajudar na incorporação inconsciente?

    ResponderExcluir