Pesquisar

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Influência do Espírito no Progresso

Influência do Espírito no Progresso

Para um melhor entendimento do tema a ser abordado, começaremos com uma questão base: o espiritismo tornar-se-á uma crença popular ou permanecerá limitado a algumas pessoas?

Seguramente pode se dizer que ainda há de ser uma crença popular, pois todo conhecimento que nos é possibilitado, ora ou outra, vem à tona, toma seu lugar entre os demais conhecimentos. Até que isso venha a acontecer, há um caminho muito grande a ser percorrido, grandes lutas a sustentar, mais contra o interesse do que qualquer outro aspecto, pois há um embasamento muito forte ainda, na sociedade, do cristianismo, o qual não compete com crenças espíritas.

O tempo é o melhor condutor da transformação, tudo se dá através dele, as mudanças, a evolução, a experiência (tanto no mundo material quanto em espírito). Contudo, será um caminho mais rápido do que foi o cristianismo, pois este tinha toda uma criação, instrução e algo pra destruir, o espiritismo só tem o que EDIFICAR(no sentido de induzir à virtude pelos bons exemplos seguidos).


Por mais que haja pessoas e crenças que contrapõem ao espiritismo, ele pode sim contribuir para o progresso geral. Como? Com a destruição do materialismo, uma das maiores doenças da sociedade. O espiritismo nos ajuda a encontrar e entender onde estão nossos verdadeiros interesses, mostra que a verdadeira importância não é o que temos, mas o que somos e o que fazemos para com nossos semelhantes. Isso se dá através da destruição de preconceitos (nos mais diversos âmbitos, como: religião, classe, etnia, etc.) ensinando a solidariedade e o amor ao próximo, unindo-nos como irmãos.

O homem não pode ser transformado ou moldado como em um encantamento, um passe de mágica; são mudanças gradativas. Pensar que esse "encantamento" é possível, é acreditar que se conhece tão pouco o homem. A cada geração, um fragmento desse molde se dissipa, uma parte daqueles velhos hábitos se quebra, e é assim até que se esgote. Por mais que durante essa dissipação fosse resolvido apenas um problema, apenas um desvio de conduta ou um desvio moral, ainda assim seria um grande passo, pois o primeiro passo é que impulsiona os demais.


Outro questionamento muito comum é: por que esses ensinamentos nos foram passados no passado e vêm ser transmitidos apenas agora? A resposta se baseia em duas palavras: TEMPO e CAPACIDADE. Tempo certo para se obter a capacidade necessária para a compreensão de tal assunto. Não se ensina a uma criança o que está em nível de compreensão de um adulto, pois esta não tem a capacidade de absorção necessária e entendimento sobre aquela questão específica. 

Árvores não nascem subitamente, é preciso de cuidados, do adubo, da água para então após muito tempo ela vir a florescer e dar frutos. Quando mais se cuida, mais as raízes se aprofundam, sua base se torna sólida.

Visto que o espiritismo marcará o progresso da humanidade, por que os espíritos não o aceleram? Porque estes trabalham sob as leis divinas. E até mesmo Deus respeita as leis por Ele mesmo criadas, respeitando o tempo e a evolução de cada ser. Esse tempo é necessário para que sejamos convencidos pela razão, pela experiência e pela vivência, não pela força e pela imposição de crenças ou ideias. 


A umbanda é embasada na influência espiritual, onde ocorre também o trabalho através da incorporação (ou psicofonia, mais usado no espiritismo) para auxílio a quem necessita de ajuda, conselhos. Trabalha nossos próprios defeitos e para isso é necessário o autoconhecimento, precisamos reconhecer nossas falhas, para buscarmos uma forma de melhorarmos. 
A influência desses espíritos é para auxiliar-nos no crescimento moral e espiritual, induzindo sempre a melhorar as escolhas. Cada linha de trabalho é "ideal" para cada aspecto na vida:  pretos velhos trazem a paciência e humildade, os caboclos, conhecimento, as crianças, a pureza e alegria, Exus, os caminhos, auxiliando os que se perdem e agindo de acordo com o carma, Pombogiras, agem também no campo sentimental. 

Então, cada um destes influencia em um ponto específico da vida dos encarnados. Independente de qual ponto, esses guias buscam a ascensão espiritual juntamente a seus médiuns, evoluindo a cada passo, a cada trabalho, a cada ajuda e a cada conselho.

"Grandes são aqueles que sabem que a força espiritual é muito mais poderosa do que qualquer força material" - Ralph Waldo Emerson

Júnio de Oxalufã

Nenhum comentário:

Postar um comentário