Pesquisar

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Abre caminho - Planta medicinal

 Abre caminho - Planta medicinal

No presente texto irei tratar sobre a planta medicinal “abre - caminho” (Justicia gendarussa), sendo de suma importância para o auxílio da saúde e trabalhos realizados dentro da Umbanda.




“Abre - caminho” é uma erva muito utilizada na medicina e em rituais, possuindo outros nomes, como: quebra demanda, vence-tudo e vence-demanda. De tal maneira que, em determinadas regiões será reconhecida com nomes diferentes para a mesma. Diante disso, é importante pontuarmos os benefícios dela para a saúde, sendo utilizada todo o seu composto, de folhas a raízes, que podem auxiliar no tratamento de artrite, além de ter potencial anti-inflamatório e analgésico natural. Repelente, tratamento de aftas e tosse, além de gonorreia e outras doenças venéreas, estão na sua alçada. Sendo realizado seu cultivo, em grande parte, caseiro, exigindo cuidados básicos para que ela se desenvolva da melhor maneira possível para sua utilização, também serve como ornamentação. 

No contexto espiritual, a planta abre-caminho é considerada uma erva quente e agressiva, uma vez que é bastante utilizada em rituais de descarrego, abertura de caminhos e/ou em contextos onde é necessária uma energia mais densa para concretizar os trabalhos ali realizados. Ações realizadas por essa erva nos trabalhos, são de: eliminar; quebrar; paralisar e proteger, desse modo, é claro perceber que todas que seu uso é voltado para rituais mais intensos, que necessitam de um amparo energético maior. Uma das funções mais presentes da referida erva é quebrar demandas mentais, as quais são projetadas para um indivíduo, ou até mesmo através dos nossos próprios pensamentos, também sendo utilizado para questões de olho gordo ou inveja.




Além da ação de retirada de negativação energética, a erva também é utilizada como forma de equilíbrio, podendo proporcionar novas vivências para o encarnado que realmente conseguir manipular a sua energia, ou sendo utilizado por entidades, que ali também manipulam devido a necessidade de cada encarnado. Nas vivências em giras, é possível perceber que são utilizadas por meio de bate folhas, macerados, defumações ou até mesmo na orientação de banhos, devidamente feito pelos guias. Da forma energética de trabalho, a abre-caminho é também utilizada como anti-inflamatório e analgésico natural. Suas folhas contém antioxidantes como alcaloides, flavonoides e saponinas, além de outras substâncias que proporcionam o tratamento no auxílio com dores, tosses e asmas.


Em alguns países é utilizada para tratar dores de cabeça, juntamente com o tratamento de dores internas. Interessante apresentar também no presente estudo que, a referida planta, é sinônimo de estudos para uma cura de HIV, com o composto químico, chamado “patentiflorina A”, sendo derivada da planta abre caminho, o qual poderá retardar a progressão do vírus, a pesquisa foi publicada em 2017 através do Journal of Natural Produts. E assim, encerramos nosso texto, compartilhando conhecimento de plantas e ervas, na força de Ossain.



Ewe ó!

Lívia de Obaluaê







Nenhum comentário:

Postar um comentário