Pesquisar

quinta-feira, 19 de junho de 2025

As fases lunares: Os saberes ancestrais dentro da cultura indígena

 As fases lunares: Os saberes ancestrais dentro da cultura indígena 

Após os textos sobre algumas tribos indígenas, hoje venho trazer este texto a respeito de uma cultura indígena ancestral: a observação sobre as fases da lua. 

As fases lunares são muito importantes na cultura indígena, esses povos possuem uma conexão intensa com esse cosmo, pois, a lua em si, influencia diretamente nas atividades diárias das tribos. Para eles a lua é um ser vivo, que possui um espírito próprio e que está sempre em movimento. Na agricultura, caça e pesca, as fases lunares vão representar o melhor momento, por exemplo para caçar, para plantar uma semente ou fazer rituais de cura, pois, cada fase da lua, possui uma energia, onde dependendo das atividades dessa tribo, será mais favorável para tal. 

Porém é importante frisar que cada tribo indígena possui sua própria representação da lua, como nomes e significados diferentes, um exemplo os Xavantes: A lua nessa cultura é representada pela figura de uma mulher idosa carregando uma bolsa com sementes. Já na cultura Tupi-Guarani, a lua é chamada de Jaci, que significa “mãe dos frutos”. Quando avaliamos as fases lunares para organização do calendário das tribos indígenas, cada fase vai determinar as atividades que podem ser realizadas naquele período em que a energia lunar se encontra, segue os significados abaixo:

Lua nova: Significa um novo ciclo lunar, momento de renovação e de recomeços, onde comumente são realizados rituais de purificação e de agradecimento aos seus ancestrais. Pode também plantar as sementes, pois, germinam melhor nessa energia.

Lua quarto crescente: Significa crescimento e desenvolvimento, nessa energia acredita-se o melhor momento para plantar e colher e desenvolver atividades para o crescimento pessoal.

Lua cheia: Significa plenitude e realização, é comum nesse período rituais de agradecimentos e festas. Pode também ser uma lua para caçar, pois ela ilumina a mata, facilitando a visualização dos animais. 

Lua quarto-minguante: Significa libertação e transformações, esses povos acreditavam ser o melhor momento para trabalhar com a cura emocional, além de realizarem rituais de desapego, para que possa iniciar um novo ciclo. 

Lua negra: Significa renovação e introspecção essa lua vem mostrar um ponto hipotético no céu entre o sol e a lua, sendo comumente realizado rituais de meditação e conexão com a natureza, visando a renovação espiritual. 




Sendo assim, finalizo esse texto trazendo esse “resgate” dos saberes ancestrais, pois, o conhecimento lunar, vem de muitos e muitos anos,  podendo ser observado a utilização dessas fases lunares até nos dias de hoje e com isso, conhecendo a cultura ancestral, podemos compreender melhor a nossa relação com a natureza e o tanto que cada fase lunar influencia diretamente na vida das pessoas e em tudo ao nosso redor. 

Marina de Nanã Buruquê




Nenhum comentário:

Postar um comentário