Pesquisar

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Carqueja - Planta medicinal

 Carqueja - Planta medicinal

No presente texto iremos abordar curiosidades e entendimentos essenciais sobre a erva carqueja, que auxilia na preservação e cuidado da saúde física e espiritual. Essa planta é da espécie Baccharis trimera, sendo muito utilizada de forma caseira, através de conhecimentos ancestrais, para o tratamento de mazelas diversas. Originária da América do Sul, nativa da região amazônica, possui características ornamentais e medicinais, mas também pode ser utilizada na aromatização de licores e vinhos, e na produção de vassouras rústicas. A ausência de folhas dá à planta um aspecto diferenciado, com suas hastes compridas, podendo atingir até dois metros de altura, e com elas são feitos os preparos para fins medicinais.



A carqueja auxilia em problemas relacionados à pressão arterial e o alto nível de açúcar no sangue, além dessas, rica em antioxidantes, como quercetina e rutina, que estimulam a produção de glóbulos brancos, células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções. Observamos seu uso em tratamento de má digestão, como gastrite, e cálculos biliares, também é possível a sua utilização para fins de fortalecimento do sistema imunológico. Com ação anti-inflamatória e diurética, pode ser ativada para melhora da digestão e gases intestinais. A forma mais utilizada de consumo é através de chás, onde utilizamos suas hastes, encontradas com certa facilidade em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Energeticamente, é considerada uma erva fria, atuando especificamente em alguns campos magnéticos. Sua utilização na Umbanda é dada a quebrar pensamentos ruins, tristeza e negatividade; nos coloca no presente, enxergando-o com mais carinho e nos conectando mais com o agora. Com alta fluidificação equilibradora, é comumente utilizada junto com ervas mornas e/ou quentes.   

Algumas entidades manipulam a carqueja quando em terra, ou na orientação de trabalhos, como em garrafadas, bebidas, macerados e outros preparos. Nesse caso, o trabalho realizado pela entidade é específico, sendo assim, é necessário que sempre se pergunte o porquê e como é utilizado a erva por aquele espírito. Considerando que cada um trabalha de uma forma diferente, possuindo fundamentos diversos, mas sempre com o intuito de auxiliar o encarnado em sua saúde, seja espiritual ou material.






É importante ressaltar que qualquer tipo de erva deve ser utilizado com cautela e equilíbrio, não podendo ser diferente em relação a carqueja, já que seu uso em excesso traz alguns efeitos colaterais como leucopenia (redução do número de leucócitos no sangue), hipotensão arterial, distúrbios digestivos e queda da imunidade. A referida erva é contraindicada para mulheres grávidas ou em amamentação. Por conseguinte, além do que já citado, outros benefícios que o uso da carqueja pode trazer aos encarnados é o auxílio no controle de glicemia, diminuição da pressão arterial, combate a retenção de líquidos (pode ajudar no emagrecimento), dentre vários outros benefícios que acarreta na melhora física e espiritual. 

Salve a força das matas. 

Salve a força das folhas. Salve a força de Ossain. Ewe ó!

Lívia de Obaluaê


Nenhum comentário:

Postar um comentário