Pesquisar

terça-feira, 24 de junho de 2025

Compaixão

 Compaixão

Somos direcionados constantemente para a compaixão, grande parte dos mártires religiosos exercem este sentimento com frequência em suas vidas. Se analisarmos a etimologia da palavra, percebemos que é formada pela junção “COM” + “PAIXÃO”, nos induzindo a agir realmente com paixão, no sentido literal. Ter compaixão com os sentimentos e atitudes, não apenas daqueles que nos são queridos e próximos mas, também, e principalmente, com aqueles que muitas vezes agem de maneira obscura para com conosco. Ter compaixão por quem é de nosso convívio é fácil, o difícil é fazer com nossos “inimigos”. 

Mas não basta apenas “dar a outra face”, essa atitude é uma atitude passiva, agir com o sentimento de compaixão vai além disso, é ter a atitude, atitude de acolher, de cuidar, para aí então ter uma reação. Agir com compaixão é realizar uma oração com sentimento profundo, rogando o bem daquele que não quer nosso bem. Quantas vezes na vida você já acolheu um amigo que estava passando por um momento tenebroso, por um momento de dificuldade, de confusão. Agora se lembre, o que você fez nessas situações, o que disse a eles. Provavelmente foram palavras de afeto e motivação.

Agora lembre-se das vezes que VOCÊ estava nestas situações, quais eram seus pensamentos em relação ao momento de dificuldade. Na grande maioria das vezes, você não teve a mesma compaixão consigo mesmo. Se para um amigo você auxiliava com palavras de afirmação de positividade de carinho e de presteza, quando a situação muda de lado, o que você recebe de sua mente, são pensamentos catastróficos e depreciativos.

Gostaria de convidá-los, a exercitar a AUTO COMPAIXÃO, ser amoroso consigo mesmo. Ser o apoio de que você precisa nos momentos de dificuldades. Mas não é uma atitude fácil, e deixar para tentar fazer apenas nos momentos difíceis pode não ser uma saída. Tire um minuto que seja do seu dia para meditar em relação à maneira como você se trata e como trata seus amigos, se você está tendo o mesmo cuidado, tire um minuto que seja, para se valorizar e refletir sobre como você é incrível, e que você está ali sempre que VOCÊ PRECISAR. 

Pedro Maciel.’. de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário