quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Saião

Saião

Dando continuidade ao nosso estudo sobre as ervas, no presente texto, iremos destacar algumas características interessantes sobre o Saião. Planta cujo nome científico é Kalanchoe brasiliense, é também popularmente conhecido como orelha-de- monge, coirama, folha-da-fortuna, folha-da-costa, folha da vida, dentre outros nomes. É uma planta de fácil acesso que vem se destacando devido à sua potencialidade no tratamento de diversos problemas, visto que possui diversas propriedades medicinais.

Na composição do saião são encontrados vários princípios ativos que o caracterizam como uma planta anti-inflamatória, antifúngica, antiviral, antimicrobiana, emoliente e cicatrizante. É indicado para o alívio de coqueluche, bronquite, asma e diversas infecções do trato respiratório. Como uso externo, recomenda-se seu uso para tratamento de queimaduras, dermatoses, contusões, cortes, dermatites e furúnculos, acnes, espinhas, calos e catapora, coceiras sem motivo aparente,  azia, gastrite, úlcera e desconfortos estomacais ou abdominais.



Além disso, seu uso é aconselhado para o tratamento de dores de cabeça e enxaqueca, disenteria e diarreia, cólicas e distúrbios menstruais e, ainda, para equilibrar o diabetes, eliminar ou reduzir cálculos renais, inflamações em geral e febre. Também é indicado para tratar hematomas internos e ossos quebrados, epilepsia; dores de dente e de ouvido; infecções oculares e conjuntivite; flatulência e gases; distúrbios linfáticos; artrite; linfomas; uretrites; insuficiência renal ou pedra nos rins; prisão de ventre; tosses intermitentes; tuberculose, gripes e resfriados; nervosismo, ansiedade e depressão; nefrites; náuseas, e , além do mais, comprovou-se a sua eficácia no tratamento da leishmaniose.

É contraindicado para mulheres em fase de gestação e lactação e, além do mais, não se recomenda seu uso por longos períodos, posto que tem um efeito imunossupressor, isto é, faz com que o sistema imunológico trabalhe com menos força.



Na Umbanda, o saião é considerado a folha do nosso Pai Oxalá e pode ser utilizado em banhos de limpeza e descarrego, pois detém energeticamente um efeito terapêutico calmante e duradouro.

Natália de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário