sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Poejo

Poejo

Nome científico: Menta Pulegium. Nomes populares : Erva de São Lourenço,Poejo das hortas,poejo real,menta selvagem.

O poejo é uma planta aromática e que tem propriedades carminativas, digestivas, vermifugas, antissépticas, relaxantes, expectorantes,cicatrizante e emenagogas, isto é, aumenta o fluxo menstrual.


De fácil manejo, cresce bem em lugares frescos e úmidos. Cresce de 30 à 50 cm de altura e pode ser plantado em vasos ou canteiros. Possui flores brancas e lilases e é uma planta que pode ser colhida de três a quatro meses após o plantio. Pode ser usado em forma de chá quente ou gelado e também  como tônico.



O poejo pode ser utilizado para aliviar dores de barriga, cólicas menstruais -por aumentar o fluxo-gases, enjoos,espasmos gastrointestinais e colescistite. Além disso, é otimo para ansiedade,insônia e estimula o apetite. É expectorante, trata a gripe, resfriado, crises da broquite e asma. Deve ser evitado por grávidas(pode ser abortivo) e deve ser usado em crianças acima de 2 anos.


Em caso de reumatismo, usar compressas com folhas maceradas nos locais doloridos. Em casos de gripe e resfriado, pode ser usado como um escalda pés(macerar as folhas e colocar água bem quente em bacia e colocar os pés de molho até a água esfriar). Aplicado sobre a picada de insetos, ajuda a aliviar a dor. Também   é ótimo repelente contra traças, mosquitos e pulgas(uma cama de poejo na casa dos animais ajuda afastar as pulgas! Seu poder está ligado à força,à proteçao e à paz!


Márcia de Oxóssi

Nenhum comentário:

Postar um comentário