quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bananeiras

Bananeiras

As bananeiras, figueiras de adão, pacabeiras ou pacoveiras, são plantas do gênero musa, uma das três que compõem a família Musaceae,que inclui as plantas herbáceas vivazes incluindo as bananeiras. 

O seu nome científico é Musa Paradisíaca Lineu. É uma planta muito popular no sul e tanto a planta quanto os frutos são irradiados pelo orixá Xangô. Em outras regiões do país, pelo fruto e pendão, é consagrada à Exu. 



As folhas são usadas como verdadeiras toalhas para a obrigação. Não se usa para banhos, amacis e para outros trabalhos. Da seiva, faz se oxarope para tratar doenças respiratórias.


Seus frutos possuem propriedades nutricionais e são  uma fonte muito rica de potássio, manganês, vitamina c e vitamina B6. A banana não contém colesterol e já foram catalogadas mais de 50 espécies de bananas no Brasil se encontrando grandes variedades em nosso País, tais como a banana prata, a banana nanica, a banana maçã, a banana da terra, dentre outras.





Todas servem para turbinar a saúde, de fácil cultivo,tanto no clima úmido ou quente. Assim teremos frutos durante todas as estações do ano. A banana pode ser utilizada  na culinária para fazer bolos ,tortas, doce,etc. 

Além disso, é excelente para reduzir a pressão arterial,diarreia, melhora a flora intestinal, ajuda na digestão, fortalece os ossos,melhora a visão, reduz o estresse e depressão. 

Melhora o humor,trata a anemia, pois é rica em ferro e ótima para câimbras e também para manter a forma!



Márcia de Oxóssi

2 comentários:

  1. Com todo o respeito, pq não se pode tomar banho de folha de bananeira ?
    Gratidão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão me desculpe aos outros se estiver errada porque cada casa e cada guia tem suas particularidades. A Folha de bananeira como diz no texto é usada como um manto sagrado onde será servido a comida do orixa ou guia.

      Excluir