A Umbanda acredita em santos?
A Umbanda foi anunciada em 1909, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, através do médium Zélio Fernandino de Morais. No momento da anunciação o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou também como a Umbanda trabalharia, entre essas regras estava a de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, portanto a Umbanda é uma religião cristã. Mas e os Santos, onde entram?
A Umbanda trabalha os Santos Católicos com base no sincretismo religioso. Quando os escravos vieram para o Brasil não podiam manifestar sua fé, não podiam louvar suas divindades, durante o período da escravidão a igreja tentou catequizar os escravos impondo o catolicismo. Caso um escravo fosse pego louvando as entidades de sua terra natal, seria severamente punido. No entanto o povo negro encontrou uma forma de continuar adorando os Orixás. Existem muitas semelhanças entre as diversas religiões através do mundo, muitos acreditam que no fundo, tiveram a mesma origem e foram sofrendo mudanças regionais para se adaptar a necessidade de seus seguidores.
As “coincidências” auxiliaram um pouco, quando os padres católicos diziam haver um Santo Guerreiro, lutador, forte, que vencia todo o mal, os escravos logo associaram com o Orixá Ogum. Ao mostrarem a imagem de São Sebastião com as flechas cravadas em seu corpo, logo se lembraram de Oxossi, o caçador. Quando os católicos falavam no maior exemplo de fé que já caminhou na Terra, se referindo a Jesus Cristo, os escravos associavam a Oxalá. Dessa forma os escravos conseguiam sincretizar sua fé nos Orixás com os santos católicos.
A Umbanda acredita que os Santos possuem irradiações fortes de determinados Orixás, por exemplo Jesus Cristo, possuía uma forte irradiação de Oxalá, São Jorge uma forte irradiação de Ogum. Dessa forma a Umbanda assume o sincretismo religioso, associando cada orixá a um santo, esse fato também foi muito importante para a difusão e aceitação da religião.
Um ponto importante que podemos relacionar a este fato, é o Dia da Consciência Negra. O Brasil é um país que formado por diversos imigrantes e diversos povos, no entanto o negro escravo teve sua cultura suprimida, o que não aconteceu com os outros. Os imigrantes Italianos, alemães, japoneses... sempre tiveram espaço para manifestar seus costumes, o que não ocorreu com escravos.
Pedro Maciel.’. de Xangô
Olá, tudo bem? Como estamos aqui para aprender, tomo a liberdade de fazer uma pergunta:
ResponderExcluir- a Umbanda é, literalmente, cristão ou é uma doutrina com elementos do cristianismo?
Minha pergunta surge porque em outras correntes cristãs há vários "dogmas", "sacramentos", "práticas" e "costumes" que não necessariamente se aplicam à Umbanda.
O grande ensinamento cristão, a questão do "amor ao próximo", certamente existe (não sei se em todas as casas) na Umbanda.