Pesquisar

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Boldo (Tapete de Oxalá)

Boldo (Tapete de Oxalá)

Nome Científico – Plectranthus barbatus Andrews.

Sinônimos – Falso Boldo, Boldo Brasileiro, Boldo de Jardim, Folha de Oxalá, Boldão.

Classificação – Morna ou Equilibradora.

Função – Cristalizar, Acessar, Desobstruir, Preparar.

Orixás – Oxalá, Oxum.

Cor Energética – branco cristalino ao leitoso.


Também conhecido como "Tapete de Oxalá", o boldo teve essa nomenclatura adaptada a partir das suas folhas aveludadas, esbranquiçadas ao toque, parecendo realmente “um tapete”. Ele possui um aroma intenso parecido com a hortelã. O boldo é indicado para tratar problemas digestivos, agindo rapidamente no estômago, ajudando no processo de digestão. Quando ingerido, tem um gosto amargo devido ao lactalona que é muito eficiente para a digestão de gorduras.


Pode ser também utilizado para problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, cefaleia (dor de cabeça) e suores frios, por ter na sua constituição propriedades diuréticas, antiespamódicas, anestésicas, antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, depurativas, desintoxicantes, estimulantes, sedativas, tônicas e vermífugas.

Além dos benefícios citados acima, o boldo também pode ser utilizado para:
-Amenizar os efeitos desagradáveis que podem ser causados pela ingestão de bebidas alcoólicas.

-Diminuir a azia.

-Possui efeito calmante.

-Trata problemas de prisão de ventre.

Como todo medicamento, o boldo também possui, quando consumido em excesso, efeitos colaterais que podem ser o aborto, vômito, diarréia e problema no sistema nervoso.


O boldo é contraindicado na gravidez porque pode ser abortivo e também para doentes com as vias biliares inflamadas ou obstruídas, como hepatite aguda ou pancreatite.

Na umbanda, seu sumo macerado pode ser usado diretamente na cabeça como amaci, em seguida envolvendo com um pano branco para esse fim. O objetivo dessa prática é desobstruir o chácra coronário de acúmulos energéticos negativos e cristalizá-lo no sentido de protegê-lo e isolá-lo, o fortalecendo e o preparando para a mediunidade prática. Independente da mediunidade, pode ser usado para pessoas dispersas, com dificuldades de concentração, em forma de banhos.

Ryan de Oroiná

3 comentários:

  1. O que significa quando a entidade manda você por uma folha de boldo de baixo do travesseiro?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos esclarecimentos. Axé!

    ResponderExcluir
  3. O boldo debaixo do travesseiro, para que serve

    ResponderExcluir