Rapé um instrumento sagrado para nossa evolução
O Rapé Xamânico é uma medicina sagrada e ancestral, que tem o poder de curar, trazer conexão e força quando consagrada com respeito, intenção voltada para o aprendizado e auxílio no processo de evolução espiritual. Não deve ser utilizada em contextos sociais e abusivos, tenha cuidado para não negligenciar o caráter sagrado dessa medicina poderosa que tem muito a nos ensinar.
A produção do rapé ocorre através de um Xamã em contexto cerimonial, desde a coleta das ervas até o processamento do remédio. As diversas variedades de rapé são preparadas com o fumo, cinzas sagradas e diversas ervas que vão proporcionar propriedades específicas. As plantas e tabaco utilizados na confecção são cultivados livres de fertilizantes, pesticidas e outros aditivos nocivos. Para consagrar a medicina o local ideal é em contato com a natureza ou templos sagrados com vibração apropriada, com orientação e auxílio de um Xamã.
Quando participamos de uma vivência xamânica e consagramos o rapé, devemos ter a consciência de que o que entra em nós são plantas sagradas e espíritos curadores, por isso devemos respeitar a medicina e todas as energias dos ancestrais.
O tepi e kuripé são instrumentos xamânicos utilizados para aplicação do rapé, não é aconselhado pegar emprestado, a não ser que seja de uma pessoa de sua extrema confiança. As ferramentas de aplicação são feitas geralmente de bambu, sendo o kuripé um tubo em forma de V que liga a narina à boca, para que você possa consagrar individualmente, lembrando que a autoaplicação só é indicada para quem tem experiência e conhecimento sobre os efeitos e poderes da medicina. Temos também o tepi que é um tubo longo que de um lado uma pessoa vai soprar e do outro você vai receber o rapé através da narina. Nem todo mundo pode aplicar o rapé em outra pessoa, é recomendado que seja um Xamã experiente, é uma grande responsabilidade quando uma pessoa sopra o rapé em outra, pois existe uma troca de energia entre as elas, principalmente de quem recebe, por isso é necessário ter uma relação de respeito e confiança entre as duas pessoas.
Nos dias que antecedem a consagração, devemos nos conectar e preparar para receber a medicina, evitar carne, açúcar, álcool e relações sexuais. Além da alimentação leve, é importante nutrir nosso corpo com bons pensamentos, intenções e sentimentos.
No momento da aplicação, faça uma oração e concentre na intenção deste ritual, olhe nos olhos do Xamã e se conecte com ele. Ao receber o sopro mantenha a calma e respire apenas pela boca, fechando a passagem de ar nasal. A concentração é importante pois o rapé induz à meditação e ajuda a alcançar a clareza mental. A medicina age limpando, ordenando e alinhando nosso campo energético. Sua ação purifica nossa percepção, limpa a mente, abre canais energéticos, nos conecta com nós mesmos, tomamos consciência, nos curando de bloqueios, cargas energéticas e emocionais.
Além do efeitos espirituais já citados o rapé também tem age no físico com ação analgésico, antitérmico e tranquilizante, sendo um excelente tratamento para doenças respiratórias, enxaquecas, sistema digestivo e alergias.
Bruna de Obá
Nenhum comentário:
Postar um comentário