Tribos Brasileiras - Pataxós
A Umbanda cultua os nossos ancestrais brasileiros, sendo um deles os Caboclos, que são arquétipos dos índios brasileiros que habitavam nossas terras, com isso, vemos a importância do estudo de algumas tribos que viviam em nosso país, hoje iremos falar um pouco sobre a Tribo dos Pataxós
O povo Pataxó habitava principalmente a região do sul da Bahia no Brasil, sendo especificamente no sul do município de Porto Seguro. São um povo indígena seminômade de língua da família maxakali, do tronco macro-jê. Eles têm uma história rica e uma cultura vibrante, com tradições que remontam a séculos atrás. Os Pataxós têm lutado ao longo dos anos pela demarcação e proteção de suas terras ancestrais, enfrentando desafios como invasões de suas terras e destruição do meio ambiente. A preservação de sua cultura, língua e tradições é uma parte importante de sua identidade, visto que eles têm buscado manter viva sua herança cultural enquanto se adaptam aos desafios modernos.
Esse povo possui em sua tradição a utilização do colar, que representa uma proteção e eles entendem que isso traz força para eles. Quando observamos dentro da nossa Umbanda, podemos associar a utilização das guiadas também como uma força de proteção no nosso dia-a-dia ou durante as giras dentro do terreiro, dependendo da sua função.
Como várias outras tribos, os Pataxós também possuem o conhecimento sobre as ervas em sua prática cotidiana, utilizadas para as práticas de cura, dependendo da localização em que aquela erva se encontra. Assim também como temos as orientações que são repassadas pelo guias de Umbanda para utilização de ervas para aqueles que procuram auxílio.
Em respeito aos aspectos religiosos dessa tribo, é profundamente enraizada na espiritualidade da natureza, no respeito pelos ancestrais e na busca pelo equilíbrio entre os seres humanos e o ambiente natural. Suas práticas religiosas refletem uma compreensão holística do mundo, onde a conexão com a terra e com os espíritos da natureza é fundamental para a sua identidade cultural e espiritual.
Possuem os xamãs e curandeiros que desempenham um papel importante como mediadores entre o mundo espiritual e o mundo físico. Eles são responsáveis por conduzir rituais de cura, prestar orientação espiritual e manter o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza. E mais uma vez podemos ver a utilização das culturas dos nossos ancestrais em ritos dentro da religião de Umbanda pois, os Caboclos ao se manifestarem dentro dos terreiros de Umbanda, trazem consigo toda essa sabedoria ancestral para aqueles que necessitam desse tipo cura, orientações, etc.,
Com isso, podemos concluir que mesmo as tribos do Pataxós, apresentando suas crenças e formas de vida de muitos anos atrás, dentro das tradições do que praticamos na Umbanda, há aspectos em comuns que são importantes estudarmos, para entendermos os rituais que nossos ancestrais trazem para os dias de hoje dentro dos terreiros de Umbanda.
Marina de Nanã Buruquê
Nenhum comentário:
Postar um comentário