Pesquisar

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Folhas de Café

Folhas de Café


O cafeeiro (Coffea sp.) é uma planta arbustiva da família Rubiaceae e do gênero Coffea L., da qual são conhecidas mais de 103 espécies. O café é preferencialmente cultivado em países de clima tropical, tanto para o consumo próprio quanto para exportação para países de clima mais frios.

Historicamente, os primeiros registros de consumo e uso do café se deu no início do século IX. Planta essa que é oriunda das terras altas da Etiópia (possivelmente também no Sudão e Quênia) e foi difundida a partir dos comércios com o povo Egípcio e Europeu. Há evidências de que tribos africanas conheciam o café desde a Antiguidade, estas moíam seus grãos e faziam uma espécie de creme utilizado para alimentar os animais e também dava energia para os guerreiros.  



As folhas do cafeeiro têm altos níveis de compostos fenólicos, como a mangiferina (reduzindo o colesterol, o risco de desenvolvimento do diabetes e por sua ação neuroprotetora) além de ésteres de ácidos hidroxinâmicos, antioxidantes (os quais ajudam no combate a doenças do coração, diabetes e câncer). Além de acelerar o metabolismo, levando à queima de mais energia, evitando que ela se torne gordura e se acumule em nosso corpo.
Dentre outras propriedades das folhas de Café estão o combate à fadiga, ao cansaço mental, diarreias, cólicas em geral, é estimulante digestivo e dilata os brônquios (ajuda em casos de bronquite e asma), além de ser analgésico, antidepressivo, digestivo, revigorante, e tônica.




O café, bem como suas folhas não tem apenas essas propriedades, essa planta também é poderosa na reconstrução energética de nossa aura. Naqueles momentos de extremo cansaço (tanto físico quanto mental) o café, sendo como chá das suas folhas, chá dos frutos ou até mesmo um banho, pode ser utilizado como reenergizador, afastando as energias negativas e os inimigos astrais. 

O café também pode ser utilizado nas defumações quando buscamos atrair sorte e prosperidade. Na procura de prosperidade, devemos buscar Oxumaré (Orixá das riquezas e da prosperidade financeira) e o café pode ser aliado em um dos seus banhos. O café também tem a irradiação de Xangô, devido a sua energia viril, altamente energética e revigorante desse Orixá. 

Victor de Oxumaré

6 comentários:

  1. Boa tarde.. Para fazer a defumação o melhor é usar as folhas secas ou o pó dos grãos moídos e torrado?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Da para fazer cha também. Quanto pode tômar

    ResponderExcluir
  3. Ótimo ensinamento conhecimento e a melhor função dentro de qualquer templo religioso.
    Amei.

    ResponderExcluir
  4. Posso usar grãos de cafe torrado num pires p deixar a mostra e proteção da casa? Ou nao ajuda em nada

    ResponderExcluir
  5. Banho de folha e de exu
    Tem oração

    ResponderExcluir