sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Pitanga

Pitanga 

A pitanga, fruto da pitangueira, seu nome científico é Eugenia uniflora, é planta nativa da mata Atlântica brasileira. 
Vamos falar do seu uso medicinal, aromático e algumas curiosidades, pitanga é saborosa, cheirosa e curativa. Folhas, frutos, casca, tudo pode ser usado em seu benefício.

Essa fruta você não vai encontrar em mercados, pois, quando madura, a pitanga tem pouca durabilidade, é recomendável colher no pé. A fruta da pitanga podemos comer crua ou até mesmo fazer geleias, doces e de qualquer maneira ela é saborosa.


As folhas da pitangueira dão um ótimo chá usado para nos ajudar quando estamos alterados, nervosos, agitados, ansiosos ou com a pressão arterial alterada. Para fazermos esse chá, não é necessário ferver as folhas, somente a água, de 3 a 7 folhas para uma xícara de água fervente. As folhas de pitangueira também tratam diarreias, febre e reumatismo.
As folhas de pitangueira também são usadas em banhos, conhecidos como banho de ervas ou banho de cheiro, esse banho é bom para a pele e cabelo pois sua ação adstringente equilibra a oleosidade da pele e do couro cabeludo.


Na Umbanda, a pitangueira é vista como uma erva de limpeza e prosperidade. A pitanga movimenta tudo o que toca em sua vibração. É atribuída aos Orixás Oxum, Ogum, Iansã e Oxóssi, em diferentes contextos. Na cultura Jeje-Nagô é associada a Oxum, pois suas folhas perfumadas são usadas para forrar os barracões em dia de festa dessa mamãe Orixá por atrair prosperidade. É uma planta associada a Pai Ogum talvez por aparecer em vários preparos de descarrego ou purificadores. 
A Pitanga movimenta tudo como dito mais acima, tira do lugar comum, ajuda a tomada de decisões pois movimenta o pensamento, colocando cada coisa no seu lugar. Ajuda, desde que ativada com esse propósito, a encontrar o melhor caminho, saída ou solução para um problema. Em primeiro momento, poderíamos dizer que a pitanga é uma erva de Ogum, mas visando seu campo de ação chegamos a vibração de mamãe Iansã. Mas não quer dizer que seja a única vibração presente, o fator expansor está nela também, trazendo direcionamento para o crescimento e expansão de dentro pra fora, nesse caso encontramos Oxóssi.


Sua energia é movimentadora, usando suas folhas em nossos trabalhos podemos trazer a capacidade de prosperidade que irá movimentar as energias e direcioná-las da melhor forma. Em uma defumação, ela movimentará as energias pesadas estacionadas. Em um banho, ajudará para retirar o que está estagnado, cansaço, depressão espiritual e tristeza. 

"A pitanga movimenta cada coisa para seu devido lugar! Não poderíamos deixar de atribuir essa erva principalmente a nossa querida mamãe Iansã"
"...quem movimenta é Iansã, Pelos caminhos do Pai Ogum..." 

Salve a Umbanda!



Karol de Oxalá

*jeje-nagô: é o termo utilizado para designar a fusão das culturas jejes e nagôs (também referida por iorubá) principalmente nas religiões afro-brasileiras

15 comentários:

  1. o banho com folhas de pitangueira pode ser despejado na cabeça para filos de Oxossí?

    ResponderExcluir
  2. Amei a informaçao que eu estava pesquisando.

    ResponderExcluir
  3. Marivilhiso aprendi muito,grande valia!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação....obrigada

    ResponderExcluir
  5. Perfeito a pitanga me intui hoje.
    Hoje estamos na vibração do Sol.

    ResponderExcluir
  6. Ela ajuda na incorporação também, estou certo?

    ResponderExcluir
  7. Queria saber que horário eu posso tava esse banho de pitanga ou dia ? Me ajudar,Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Informações valiosas. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelas informações adorei vou fazer banhos!E mastigar pitantanga pois tive um sonho assim

    ResponderExcluir
  10. Muito bom gostei da explicação.
    Mas gostaria de saber se quem pode usar esse banho na cabeça?

    ResponderExcluir
  11. muito boa esta informação , mas como fazer o banho ?
    trituras as folhas em agua fria ?

    ResponderExcluir