segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Quebra-pedra

Quebra- pedra


Também chamado popularmente de arrebenta pedras, pimpinela branca, saxífraga, arranca-pedras, quebra-panela, conami ou fura-parede. É uma planta de origem tropical, com propriedades diuréticas, analgésicas, relaxante muscular e anti-infecciosa. Seu uso na medicina popular é referido de longa data como remédio para os rins, a fim de eliminar pedras(cálculos renais) e urinar mais. 

É conhecido como quebra pedras por ter o efeito de promover o relaxamento dos ureteres que, aliado a uma ação analgésica, facilita a descida dos cálculos, geralmente sem dor nem sangramentos.

Aumenta também a excreção de ácido úrico. Esses resultados justificam seu uso popular para esse tipo de tratamento e também no reumatismo e outras afecções, caracterizadas por altas taxas de ácido úrico. 


Essa erva apresenta uma extrema capacidade de adaptação, podendo suportar locais muito adversos. Na maioria das vezes com baixo nível de umidade e nutrientes. É comum se alastrarem nas rachaduras e frestas dos muros e calçadas. 

Na medicina popular, é amplamente usada nos tratamentos urinários e também auxilia no combate a problemas estomacais. Recentes pesquisas descobriram em algumas espécies(são mais de duzentas)uma atividade antiviral com possíveis aplicações no tratamento da hepatite b e também no câncer.

É sensacional essa plantinha rústica não e mesmo? 

Na umbanda, é erva dos orixás Xangô e Oxóssi e é usada para banhos e defumações. Podemos fazer descarrego de energias deletérias, principalmente as originadas por demandas, invejas, olho gordo e obsessões .

Observação: Devido ao potencial tóxico dos alcaloides, não devemos ultrapassar as dosagens recomendadas.

Axé a todos!

Carlos de Oxóssi

3 comentários: