Pesquisar

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Quebra-pedra

Quebra- pedra


Também chamado popularmente de arrebenta pedras, pimpinela branca, saxífraga, arranca-pedras, quebra-panela, conami ou fura-parede. É uma planta de origem tropical, com propriedades diuréticas, analgésicas, relaxante muscular e anti-infecciosa. Seu uso na medicina popular é referido de longa data como remédio para os rins, a fim de eliminar pedras(cálculos renais) e urinar mais. 

É conhecido como quebra pedras por ter o efeito de promover o relaxamento dos ureteres que, aliado a uma ação analgésica, facilita a descida dos cálculos, geralmente sem dor nem sangramentos.

Aumenta também a excreção de ácido úrico. Esses resultados justificam seu uso popular para esse tipo de tratamento e também no reumatismo e outras afecções, caracterizadas por altas taxas de ácido úrico. 


Essa erva apresenta uma extrema capacidade de adaptação, podendo suportar locais muito adversos. Na maioria das vezes com baixo nível de umidade e nutrientes. É comum se alastrarem nas rachaduras e frestas dos muros e calçadas. 

Na medicina popular, é amplamente usada nos tratamentos urinários e também auxilia no combate a problemas estomacais. Recentes pesquisas descobriram em algumas espécies(são mais de duzentas)uma atividade antiviral com possíveis aplicações no tratamento da hepatite b e também no câncer.

É sensacional essa plantinha rústica não e mesmo? 

Na umbanda, é erva dos orixás Xangô e Oxóssi e é usada para banhos e defumações. Podemos fazer descarrego de energias deletérias, principalmente as originadas por demandas, invejas, olho gordo e obsessões .

Observação: Devido ao potencial tóxico dos alcaloides, não devemos ultrapassar as dosagens recomendadas.

Axé a todos!

Carlos de Oxóssi

7 comentários:

  1. Ñ sabia que era desses orixás. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa essa planta. Aqui no meu quintal tem muitas que nascem no chão e nós vasos. Hj acordei pensando em tomar um banho com ela.Tudo que vem de Deus é bom!

    ResponderExcluir
  3. Como faço e qual quantidade tomo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me chamo Luiz. O uso dessa erva é bem variado como muitas outras, mas sempre soube que ela deveria ser utilizada com cautela por ser um tipo de planta brava, com propriedades fortes. Para os chás de retirada de cálculos renais, as pedras, assim vc no o tratamento das inflamações causadas: utilizar até duas raízes dessa planta ( nessa receita não se utiliza as folhas), 1 folha verde de abacateiro, 1 folha de Canarana, 1 folha de pirarucu, 4 folhas de sucuriju, 1 dente de alho (opcional). Ferver as ervas em 2 litros e /200ml de água, por 30 minutos em fogo médio com panela tampada. Após isso deixar esfriar, coar, envazar em garrafa ou jarra e conservar em geladeira. Tomar em casa de informações, em especial pedras nós rins, até mesmo pra casos de gordura nós rins ou intestino preso. Três xícaras de chá por dia até concluír a garrafada. Caso aja necessidade de repetir o tratamento, dar uma pausa de três dias para retornar com o uso do chá. Pra melhor efeito depurativo e antiinflamatório pode-se usar diluído uma vez por dia, 3 gotas de extrato de própolis sobre o chá.

      Excluir