Pesquisar

domingo, 3 de setembro de 2017

Ciganos

Ciganos


Os Ciganos são entidades que trabalham para manter o equilíbrio dos quatro elementos básicos (agua, fogo, terra e ar), influenciando todo planeta com a energia do amor e da caridade ao próximo. Encontram-se dispersos pelo mundo, buscando em suas andanças colher de cada cultura todo ensinamento e conhecer os caminhos.

As entidades que trabalham nessas falanges são aquelas que possuem afinidade com o trabalho do povo cigano, podendo ser aqueles que já viveram em alguma vida como cigano ou os espíritos que foram atraídos pela linha. Não se aprisionam a nada, não acumulam riquezas materiais, enxergam a maneira de evolução como algo desprendido. O conhecimento é considerado o ponto principal para se enriquecer espiritualmente.

Os ciganos atuam como guias espirituais na Umbanda, mostrando sempre o caráter fraterno do seu povo, o respeito pela família e a capacidade em dividir com os demais tudo que possui. São pertencentes ao comando da linha de Oxalá, mas podem ser sustentados por Ogum e Iansã, que são orixás do ar e do fogo. Trabalham em busca da evolução espiritual, estimulando à alegria em todos ao seu redor, com suas danças e seus cantos. Praticam magias, através da interpretação de oráculos e vibrações pessoais.

Influenciam no meio físico no campo do bem-estar pessoal e social, da saúde, do equilíbrio físico, mental e espiritual. Se destacando para quem os procuram no auxílio ao progresso financeiro, bem como em causas amorosas, oferecendo várias simpatias espirituais. Poucos sabem que os ciganos além de oferecer grande ajuda em vários aspectos, trabalham com a cura de doenças espirituais.

Esses espíritos são conhecedores de ervas e cristais, banhos de todos os tipos, uso das cores para a cura, magnetizações, telepatia, hipnose, entre outras técnicas para fortalecer energeticamente o indivíduo, ajudando em tratamentos médicos. Aqueles médiuns que trabalham com essas entidades devem fazer um estudo amplo sobre todos os artifícios utilizados nos trabalhos dos ciganos que os guiam.

Os ciganos não devem ser procurados para exercer funções contrarias do que linha deles pregam, sendo que muito das vezes as pessoas concluem que trabalham com amarrações. Pelo contrário, os ciganos não trabalham para prender e sim libertar, fundamentados no amor pela vida. Então não achem que eles serão escape para aprisionar as desilusões amorosas.

Devido as diversas versões contadas sobre o aparecimento desse povo, não se sabe ao certo onde se deu início. Sabemos que antigamente tudo que fugia ‘aos preceitos bíblicos’ eram considerados aberrações, então sofriam discriminações rotulados como feiticeiros e ladrões. Apesar de toda crueldade que já sofreram, nada é motivo para abalar o espírito festeiro, tantos em momentos tristes como alegres, festejam a vida e o amor pela natureza.

O povo cigano se caracteriza também por suas vidências, utilizando de elementos magisticos para atuar sobre o tempo, a memória, os conhecimentos e a cura. Por meios de objetos materiais, como cartas, búzios, copos de água ou bolas de cristais, enxergam o passado, presente e futuro. E ajudam aqueles que procuram a cura com ervas, chás e toques curativos. Dentre outros encantos ciganos, não pode faltar a leitura das mãos, pois é através do toque e o do olhar que eles enxergam a vibração energética, não sendo mero sistema de adivinhação, mas um esquema de orientação sobre o corpo e o espírito.

A corrente vibratória de trabalho dos ciganos são as cores, utilizando elas para seus cultos. Cada cigano possui a sua cor de vibração, mesmo utilizando de todas para o exercício das suas atividades. As cores são apresentadas nas velas, roupas e demais objetos que os ciganos usam. As danças evocam as forças místicas regidos pelos pandeiros, palmas e batidos de pés, sempre lembrando os ventos, as águas e as chamas formando uma vibração única.

Concluo que não saberemos todas as magias e encantos que essa linha oferece para a Umbanda, porque são eternos aprendizes. Contudo, entenderemos que onde passam inundam os corações de cada pessoa com sua alegria e com seu brilho transformando tudo que é triste em festa e ensinando que o amor é a melhor forma de trazer luz, e a liberdade é o que nos torna mais próximo da evolução.

"O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade minha religião!" 

Salve Todo Povo Cigano!
Lara de Ogum Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário