Pesquisar

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Lírio

Lírio

Lírio é o nome dado às flores do gênero Lilium L., são flores que originalmente ocupavam regiões do Hemisfério Norte, como Europa, Ásia e América do Norte. Nessas regiões, as temperaturas variam significativamente entre o inverno e o verão, fazendo com que os lírios desenvolvessem uma capacidade de resistência à mudança climática.

Levando isso em consideração,  essas flores possuem uma capacidade de renascimento gigantesco, isso se dá pois elas são dotadas de uma espécie de bulbo (popularmente chamado de batata) onde a planta guarda todas as informações genéticas e nutrientes necessários para o período de seca, quando vem o período de alta umidade  (verão)  os bulbos se desenvolvem, soltam suas folhas, e os lírios florescem.


Essas plantas podem atingir  de 1,20 a 2 metros de altura. Mais da metade das espécimes são encontradas na China e no Japão e diversas espécies de lírios recebem o nome de Açucena, além de outros nomes como: Lírio-da-chuva, Lírio-asiático, Lírio-trombeta, Lírio-vistoso, Lírio-do-amazonas, Estrela Dalva, Estrela de Belém ou Estrela da Anunciação, dentre outros nomes. 


São uma das flores mais vendidas do mundo, cultivadas em terrenos férteis e ricos. Na China, ele é cultivado e comercializado há mais de 3 mil anos.
Popularmente, as cores variadas dos lírios trazem um significado intrínseco: Lírios brancos, por exemplo, simbolizam pureza e inocência. Já lírios azuis remetem à beleza e transmitem segurança. Os vermelhos representam a esperança pelo amor. Os lírios amarelos significam a amizade que ambiciona em se tornar romance. Os cor de laranja representam profundo fascínio e atração. Os lírios silvestres remetem ao regresso da felicidade e lírios do bosque representam zelo e amor ardoroso. Ele ainda é utilizado em terapias florais, trabalhando na purificação do ambiente, absorvendo e eliminando elementos tóxicos do local.

Na Umbanda, os lírios são flores de Mamãe Oxum, orixá da beleza, do amor e da riqueza, sendo também chamada de senhora do ouro. Essas belíssimas flores são utilizadas em diversos momentos em concomitância ao orixá. No Batismo dos seus filhos, os lírios estarão presentes no banho de sua coroa. Para mulheres que estão para se casar, o banho de limpeza espiritual utilizando lírios é comum. Em alguns terreiros, esse banho é realizado um dia antes do matrimônio, demonstrando pureza, virgindade, limpeza e inocência. 


O lírio é também a flor do amor. Quando o amor é real, sincero, recíproco, o lírio simboliza a glória do amor; e por ser Oxum uma orixá sedutora mas de ar jovial, o lírio é a principal flor que devemos apresentar a todos os trabalhos e banhos a seus filhos, ou quando buscamos esse sentimento em nossas vidas.

“Eu vi mamãe Oxum na cachoeira… Sentada na beira do rio… Colhendo lírio lirulê… Colhendo lírio lirulá… Colhendo lírio pra enfeitar o seu gongá…”


Victor de Oxumarê

8 comentários: