Transmigrações Progressivas
A expressão transmigração
progressiva quer dizer reencarnação, já que transmigrar significa
a alma passar de um corpo para outro. Os Espíritos transmigram
sucessivas vezes, isto é, reencarnam, vão ocupando diferentes
corpos físicos, progressivamente, conforme sua necessidade
evolutiva. Progressivamente, porque a marcha evolutiva não retroage,
a evolução conquistada é definitiva.
O clico transmigratório é o
seguinte: encarnação no plano físico, desencarnação,
transmigração para outro plano espiritual e encarnação novamente
(nascer, morrer, voltar ao plano espiritual, nascer em outro
corpo...), sucessivamente.
Diante dessa definição e
exemplificação, podemos constatar que a reencarnação representa
justiça, visto que Olorum proporciona aos Espíritos que habitam em
nossos corpos várias existências corpóreas, como forma de
progressão. Ou seja, evolução através de nosso esforço, das
obras por nós praticadas, inclusive pelo sofrimento que tanto nos
aflige.
O tema “Transmigrações
Progressivas” está contido na Segunda Parte – Capítulo IV de “O
livro dos Espíritos”, onde Allan Kardec, por meio das questões
189 a 196, faz questionamentos aos Espíritos Superiores, que
respondem sabiamente da seguinte forma adaptada:
189 – Desde o início de sua
formação, goza o Espírito da plenitude de suas faculdades?
Na primeira encarnação, quando o
Espírito foi criado por Olorum e inicia sua caminhada evolutiva, Ele
não se encontra na plenitude de suas faculdades, quais sejam:
inteligência, vontade, sentimentos, etc. Essas faculdades são
desenvolvidas ao longo do tempo, da mesma forma que as fases da vida:
infância, adolescência, adulta e velhice. As primeiras encarnações
são instintivas, o Espírito não tem nem noção de seus atos,
sequer de si mesmo.
190 – Qual o estado da alma na sua
primeira encarnação?
Equivalente à fase da infância, onde
a alma se prepara e está apta a receber conhecimento a ser
desenvolvido nas outras fases.
191 – As dos nossos selvagens são
almas no estado da infância?
a) Então, as paixões são um sinal
de desenvolvimento?
Sim, são almas de infância relativa,
dotadas de paixões, porém, as paixões concorrem para o nosso
desenvolvimento, mas não para a perfeição como um todo.
192 – Pode alguém, por um proceder
impecável na vida atual, transpor todos os graus da escala do
aperfeiçoamento e tornar-se Espírito puro, sem passar por outros
graus intermédios?
a) Pode ao menos o homem, na vida
presente, preparar com segurança, para si, uma existência futura
menos prenhe de amarguras?
Apesar de o Espírito ser criado
simples e ignorante, Ele tem um imenso potencial divino. Sendo assim,
há uma variedade de graus a serem conquistados. Mesmo tendo
concorrido impecavelmente para uma evolução, longe está de ser
perfeito, visto que o que julgamos perfeito é praticamente o mínimo
da perfeição absoluta. Então, é impossível um Espírito
tornar-se puro numa única encarnação.
193 – Pode um homem, nas suas novas
existências, descer mais baixo do que esteja na atual?
O homem pode, mas o Espírito não.
Kardec comenta que a marcha dos Espíritos é progressiva, porque
Eles jamais regridem.
194 – É possível que, em nova
encarnação, a alma de um homem de bem anime o corpo de um celerado?
a) A alma de um homem perverso pode
tornar-se a de um homem de bem?
Não, não é possível a degeneração.
Sim, se houver o arrependimento, ele
será recompensado.
195 – A possibilidade de se
melhorarem noutra existência não será de molde a fazer que certas
pessoas perseverem no mau caminho, dominadas pela ideia de que
poderão se corrigir mais tarde?
Pensamento totalmente equivocado e sem
fundamento nenhum, que não deveria nem mesmo ser levantado.
196 – Não podendo os Espíritos
aperfeiçoarem-se, a não ser por meio das tribulações da
existência corpórea, segue-se que a vida material seja uma espécie
de crisol ou de depurador, por onde têm que passar todos os seres do
mundo espírita para alcançarem a perfeição?
a) É o corpo que influi sobre o
Espírito para que este se melhore, ou o Espírito que influi sobre o
corpo?
O que é questionado é se temos que
passar pelas tribulações terrenas para aperfeiçoamento e
livramento das dificuldades, e a resposta é sim. É através das
provações que somos submetidos a melhoramos cada vez mais, evitando
o mal e praticando o bem. Esse mundo habitável é como se fosse uma
escola e a cada avaliação temos que conseguir pontuação cada vez
mais alta até atingirmos 100%.
Nós somos Espíritos vestidos em um
corpo físico. Somos Espíritos perfectíveis, mas não perfeitos.
Cabe a nós, por nossos atos, aproveitar as oportunidades que nos é
oferecida para evolução pessoal e, consequentemente, da humanidade.
Tendo em vista que a transmigração
progressiva é uma oportunidade que nosso Pai Olorum nos dá para
evolução espiritual através de sucessivas encarnações dos
Espíritos à matéria (corpo), a Umbanda concorre concreta e
significativamente com ela, através das entidades, espíritos de
alta vibração, mensageiras dos Orixás, que vêm para aconselhar,
proteger, abrir caminhos, proporcionando assim a progressão de todos
os encarnados que buscam ajuda espiritual. Ao mesmo tempo, buscam
também sua evolução, visto que apesar de serem espíritos
superiores, existem várias dimensões no plano espiritual a serem
alcançadas. Há casos de algumas entidades evoluírem em um grau tão
alto, como o Caboclo das Sete Encruzilhadas (fundador da umbanda),
que nem prestam mais atendimento.
Transmigrações Progressivas é um
tema de fácil compreensão, porém, de difícil aplicação. Temos
que ter em mente que não é errando que se aprende, mas sim errando,
analisando o erro e não permitindo ser praticado novamente. É
deixando de lado os atos imorais e antiéticos e dando o nosso máximo
sempre para sermos pessoas melhores.
“Nascer, morrer, renascer ainda e
progredir sempre... Tal é a lei.”
Helder de Oxalá
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