Pesquisar

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Propriedades da Matéria

Propriedades da Matéria

Neste texto, no capítulo II do livro I do livro dos espíritos, vou falar sobre as PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Para iniciarmos, é preciso primeiramente saber o que é matéria: "Matéria é tudo que ocupa o espaço, massa em repouso". Temos algumas propriedades da matéria, tais como:
Inércia: O corpo mantem-se em repouso ou em movimento. 
Massa: Quantidade de matéria existente em um corpo.
Extensão: Ocupa um lugar no espaço, que é medido pelo volume.
Impenetrabilidade: Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço.
Divisibilidade: A matéria pode ser dividida até certo ponto.
Compressibilidade e elasticidade: redução de volume e elasticidade quando para de comprimir o volume e ele volta ao seu estado de origem (mola).
Descontinuidade: toda matéria é descontinua, pois existe espaço vazio.
Temos a matéria em todo mundo etéreo e esse tipo de matéria é nada mais do que a massa. E no mundo espiritual, temos a gravidade, logo ela é uma propriedade relativa que não há peso, não há forma. A formação da matéria, segundo Dalton, seria a junção de átomos particulares esféricas, maciça, individuais formando um só elemento. São modificações em que as moléculas sofrem para efeito de sua união. A matéria tem suas difusões que seriam: matéria, corpo, objetivo e energia.


O que queremos passar desse capítulo e desse ensinamento para vocês leitores é que, na umbanda, ensinamos as pessoas a entenderem os valores, tais como particularidades, cada um tem a sua. Desejos, cada um tem o seu. Gosto, cada um tem seu gosto. Amor, cada um tem seu amor. Ética, cada um tem a própria. Com essa difusão se criam pontos de vista onde tudo se modifica, porém toda modificação permanecerá no tudo. 
E o que é tudo: a natureza , a terra onde habitamos, a água, o ar, o fogo, o gelo, as plantas e etc, e o tudo é a criação do Divino Olorum, nosso Deus maior, o Supremo. E devida às suas criações, Dele surgiram nossos orixás, que, dentro de terreiro de umbanda, é a irradiação das matérias. Vou citar alguns orixás regentes em terreiros de umbanda:


Logunedé é um orixá que se culta tanto nas matas quanto nas águas, por impulsionar energias  tanto de Oxum quanto de Oxóssi, sendo  ele a união de elementos etéreo.
Oxóssi é caçador das matas de um flecha só, manifestando a energia vegetal.
Oxum é rainha das águas doces, cachoeiras, rios, manifestando a energia das águas.
Iemanjá é rainha das água salgadas, calunga grande, mais conhecida com mar, manifestando a energias das águas.
Nanã Buruquê é irradiação dos pântanos, decantado, manifestando a energia das águas. 
Xangô irradia nas pedreiras, montanhas, manifestando a energia da terra .
Ogum é irradiação ferreiro , ferro é feito de mineral, manifestando na energia do fogo.
Oroiná irradia no calor, manifestando a energia do fogo.
Essas são as propriedades da matéria dentro da umbanda!


Alessandra Mendes  de Logunedé

Um comentário: