Pesquisar

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Cambone

Cambone


   Cambone é aquele trabalhador dentro de um terreiro de Umbanda responsável por auxiliar as entidades, os médiuns incorporados e os visitantes. Cabe a ele cuidar do material do guia durante a gira, entregando todos os instrumentos de que ele necessite para os atendimentos. 

   Também deve auxiliar o consulente, caso seja necessário, no entendimento de alguma mensagem que a entidade queira transmitir, visto que muitas pessoas quando vão a um terreiro à primeira vez podem não compreender algumas palavras utilizadas pelos espíritos de luz.

   Além disso, incumbe ao cambone fazer as anotações sobre os banhos ou algum trabalho passado pela entidade ao visitante e, em caso de dúvida, deve saná-la para que se dê a devida orientação ao consulente.

   Deve sempre estar atento o tempo todo sobre o que está acontecendo durante a gira, posto que o guia pode precisar de sua ajuda para pegar algum objeto como, por exemplo, uma vela ou para dar sustento vibratório em algum trabalho. Além do mais, deve prestar atenção no momento da desincorporação a fim de auxiliar o médium no equilíbrio com o corpo.

   O cambone quando está executando suas tarefas, não o faz sozinho. Com ele estão presentes seus guias e, portanto, ele também realiza a sustentação e irradiação de energia para as consultas.

   Ser cambone é aprender todo dia algo novo. É a oportunidade  de contato com os guias de Umbanda. É poder, a cada gira, sentir o abraço do preto velho através de suas palavras acolhedoras, é vivenciar a bravura do caboclo, a alegria e pureza das crianças e a sinceridade dos exus.

Salve a Umbanda!
Natália de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário