Pesquisar

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bater a cabeça

Bater a cabeça


   Bater a cabeça é um gesto comum na Umbanda, bater a cabeça no chão, bater a cabeça no Congá, saudando aos Orixás, às linhas trabalhadores da direita e da esquerda, prática comum dos rituais umbandistas que tem um fundamento simples de compreender com grande significado simbólico e energético.

   O ato de bater cabeça simboliza respeito e humildade, respeito aos Orixás, às entidades de direita e de esquerda, ao pai ou mãe de santo e aos dirigentes da casa. Para se ter respeito devemos mostrar respeito e humildade, abaixar a cabeça/coroa é um sinal de respeito e representação de fé para qualquer terreiro que se encontra, mesmo não sendo a sua casa de umbanda, pois em todo local Orixá é Orixá e espíritos de luz são espíritos de luz, nunca representando diminuição daquele que bate a cabeça.

   Como fundamento energético, ao abaixar e bater a cabeça, os Orixás, entidades e todas forças do terreiro limpam todo nosso corpo tanto material quanto espiritual, sendo que descarrega, lava e energiza, através da energia que entra pelo Chakra que está virado para o Congá passa por todo corpo e sai pelos pés, assim tornando uma preparação para os trabalhos do terreiro.

   Existem diversas formas quanto à maneira de se fazer e temos os pontos cantados de batimento de cabeça. O importante é ter em mente o significado e saber o que está fazendo, só assim atingirá o objetivo necessário desse ato tão bonito e importante dentro da Umbanda.

"Se você é filho de Santo, se você é filho de Fé, então bata a cabeça e peça a Zambi o que quiser"

Igor de Oxum 


   

Um comentário: