Pesquisar

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Uso do branco na Umbanda

Uso do branco na Umbanda 


Muitos que vão a um terreiro de Umbanda podem se indagar o porquê de os trabalhadores usarem vestimentas brancas durante a gira e conforme será visto a seguir há fundamento.

Quando houve a fundação da umbanda manifestando-se, através de Zélio Fernandino de Moraes, o Caboclo das Sete encruzilhadas, este trouxe alguns fundamentos basilares da religião dentre os quais o uso da roupa branca. Naquela época, havia muita carência de recursos e, consequentemente, grande desigualdade e preconceito. 

Diante disso, o Caboclo proferiu que se usaria o uniforme branco a fim de que ninguém se esquecesse de que todos são iguais não só dentro do local religioso, mas sim em todos os lugares .

Além disso, a cor transmite neutralidade e sentido de limpeza e possui caráter refletor. Isto é, a cor branca é o somatório de todas as cores e funciona como uma espécie de escudo contra certos choques de energias negativas direcionadas ao médium. É uma cor que induz o psiquismo à paz, à tranquilidade e representa a fé, pois está associada ao Pai Oxalá, Orixá da fé.

Axé!
Natália de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário