Pesquisar

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Exu Mirim

Exu Mirim


Entidade Exu Mirim, podemos dizer que é a mais polêmica dentro da Umbanda, vamos entender o porquê, e a base para entender começa no Orixá Exu Mirim, caso não tenha lido recomendo que clique em Orixá Exu Mirim e leia, pois o grande mistério de Exu Mirim começa através de seu Orixá.

No início dos trabalhos de Umbanda onde começaram a manifestar espíritos com arquétipos de crianças tivemos dois tipos, as crianças boazinhas bonitinhas que chamavam a todos de tios e tias, conhecidos por Erês ou Ibeijada o qual vem na irradiação do Orixá Ibeijis e também começou a manifestar crianças/adolescentes briguentas, com arquétipos difíceis de lidar, as quais ficavam "incontroláveis" em alguns médiuns. A essas crianças/adolescentes foi dado o nome de Exu Mirim.

Mas qual motivo de apresentarem esse arquétipo tão complicado? E a resposta encontra-se na essência da força divina a qual representam, ou seja seu Orixá. Exu Mirim é a força escondida antes da prática, ele trabalha no oculto, no pensamento, naquilo que o ser esconde de si dentro de si e para Exu Mirim tudo é revelado. Podemos simbolizar como um jacaré que ao entrar dentro da água fica apenas com os olhos de fora, submerso na água e com olhar pra fora dela. Esse descontrole que os médiuns apresentam ao incorporar essas entidades é a revelação do seu mais profundo sentimento, seja de amor, seja de ódio, os sentimentos ficam a flor da pele, então aquele médium que não possuir total controle de suas firmezas pode apresentar um comportamento que dizemos que não condiz com a prática do bem, através de palavras chulas e ações desaprovados aos olhos dos praticantes da religião. Devemos lembrar que isso ocorre pelo descontrole do médium de não conseguir saber lidar com a energia de Exu Mirim.


Esses fatos tornaram Exu Mirim entidades que, em alguns terreiros foram até proibidas suas incorporações devido à incompreensão. Por isso é necessário muito estudo e entendimento para trabalhar com essas entidades, médiuns controlados dentro e fora do terreiro, pois Exu Mirim mostra quem realmente cada um é. Podemos ver que pessoas têm práticas maravilhosas e lindas dentro do terreiro, mas fora levam uma vida fora do que prega na religião, ao incorporar Exu Mirim terão uma manifestação conturbada, relato da vida que se leva, revelada por Exu Mirim.

São também grandes cumpridores da lei do Karma, conhecidos como abridores de porta para o trabalho das entidades Exu, que também são cumpridores da lei do karma, pois "sem Exu não se faz nada" e "sem Exu Mirim nem o nada pode se fazer". Trabalham com vícios, entre drogas bebidas e apegos do ser humano de modo geral. Nas maiores dificuldades e perdições que temos precisamos ir mais no fundo de nosso íntimo para conseguir nos resgatar e mudar, é esse o papel de Exu Mirim, revelando seu EU mais profundo e ajudando a modificar seus pensamentos, aprendendo pelo amor ou pela dor, de acordo com a necessidade do Ser para poder enxergar.

Exu Mirim completa a trindade da linha de esquerda, com Exu, Pombogira e Exu Mirim. Exu Mirim não é espírito de menino de rua, de adolescente drogado, adolescente bêbado, nada disso. Conforme explicado anteriormente, são espíritos de luz, mas que atuam no nosso emocional, mais na emoção que na razão, por isso nos deixam tão confusos. São conhecidos por muitos na Umbanda como "encantados", seres que vivem em outras dimensões da nossa e que alguns já passaram pelo estado de encarnação humana e outros não, mas encontramos muitas divergências quanto a esta colocação. Se são ou não encantados, se já encarnaram ou não, isso não faz diferença para nós, o que é relevante são seus trabalhos que transformam e cumprem a lei. 



A sua incorporação é como se fosse um espelho e ele coloca para fora todos desequilíbrios e mazelas de seus médiuns. Exu Mirim não bebe e nem fuma, ele pode utilizar a bebida ou o fumo como recompositor energético e defumador pessoal, como um Caboclo ou Preto Velho, Exu, etc. A linha de trabalho de Exu Mirim é diferenciada porque nem todo médium pode trabalhar com ela, o médium tem que estar no seu momento da vida em equilíbrio consigo, estar com a cabeça firme e no lugar, justamente pelo fato da energia de Exu Mirim colocar o emocional do médium para fora.

Atua também no transformar de algo em nada e o nada em algo. Você está com pensamento negativo, fazer uma amarração, por exemplo, Exu Mirim vai na sua intenção e consegue desfazer, mas isso não quer dizer que você não será cobrado pelo ato de pensar, pois apenas pensar em negativo já gera energia negativa. Outro exemplo, você tem um pensamento que algo não está bom para você, um emprego, e fica falando e reclamando e pensando que aquilo não serve para você, então Exu Mirim irá atuar na força de seu pensamento e irá tirar o emprego de você, porém se vai ser bom ou ruim vai depender do porquê você achava que aquele emprego não era bom, se realmente não era bom e você pediu a Deus ou teve a fé de conseguir algo melhor o próprio Exu Mirim irá te encaminhar outro que realmente está dentro dos padrões que sua vida precisa, caso o contrário, você apenas reclamou porque gosta de reclamar, criou uma forte energia negativa que fez você se desligar daquele emprego, você irá sofrer as consequências e poderá ficar desempregado e quando seu pensamento negativo de reclamação alterar e você entender que o problema não é o emprego e sim você, aí irá conseguir outro. Isso foi apenas um exemplo que pode ocorrer de várias formas diferentes e em tudo na vida, sendo que Exu Mirim atua no emocional, no desejo, nos pensamentos, então plante alegria e amor no coração que receberás alegria e amor, se plantar qualquer sentimento negativo irá receber os sentimentos negativos.


Que o trabalho de Exu Mirim nos revele a beleza da vida e do amor universal!
Laroyê Exu Mirim!
Igor de  Oxum

Nenhum comentário:

Postar um comentário